História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

149 Liane Vizzotto Xanxerê, Bom Jesus (2009 6 ) e SEFE (2014), a partir do maternal até o 5° ano; Lindóia do Sul (2010), a partir dos 3 anos e anos iniciais. m) A parceria com as empresas privadas nos municípios, pela própria justificativa apresentada, evidencia que os professores não par- ticipam dos processos decisórios, mas a “falta” de alguma coisa para a rede possuir maior qualidade de ensino pressupõe que a necessidade da parceria seja justificada na figura do professor. Se o profissional da edu- cação não pode dar conta da função que lhe é inerente, a saber, planejar e executar o planejamento de ensino, o mercado educacional ofereceu a solução para suprir a lacuna existente nas redes de ensino. n) Nos processos decisórios, os colegiados de educação das As- sociações de Municípios influenciam as redes na construção das parce- rias, especialmente quando essas estão dispostas a fazê-la. Assim, um município, observando o que o outro faz e como procede, é encorajado a tomar uma decisão até então tida como dúvida. Por outro lado, os colegiados se constituem em importantes órgãos de ajuda mútua entre secretarias e municípios. o) Os CME dos municípios pesquisados não expediram ne- nhum tipo de parecer ou resolução orientando a parceria, mesmo quando o regimento interno previa isso. O papel do CME se restringe a conhecer as parcerias efetivadas e participar da apresentação à comu- nidade escolar. q) As competências socioemocionais voltam-se à formação na perspectiva do capital humano, essa concepção é parte das intenções dos empresários da indústria desde 1993, os quais apresentam ainda a ideia do fim do embate clássico entre capital e trabalho. Essas concep- ções são formas de mediar um tipo de educação rasa à classe trabalha- dora, subjetiva e individualista, favorável à formação de trabalhadores flexíveis e ajustáveis ao mercado de trabalho. Ademais, vêm carregadas do pressuposto de que ensinar o básico é o suficiente para a classe tra- balhadora, pois é isso que o momento histórico requer, tornando as po- líticas educacionais do setor privado atraentes e aparentemente baratas. Por fim, demonstramos, na primeira dimensão, que os elemen- tos políticos que perpassam a concepção das políticas educacionais dos municípios pesquisados oportunizam visualizar um conjunto de ele- mentos que ultrapassa a simples decisão de seus gestores em adotar ou não uma determinada política. 6 A parceria teve duração apenas um ano, sendo realizada nova contratação em 2014.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz