História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

145 Liane Vizzotto Como estamos tratando de municípios, a educação pública a que nos referimos é a estatal, muito embora permeada pelas forças con- traditórias que perpassam o Estado capitalista moderno. AS DIMENSÕES DA TESE: ELEMENTOS PARA EXPLICAR A CONSTRUÇÃO DA RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO NOS MUNICÍPIOS PESQUISADOS A partir dos dados coletados na tese, por meio de fontes do- cumentais e de entrevistas semiestruturadas, sintetizamos três grandes categorias que explicitam o processo de construção das parcerias nos municípios eleitos pela pesquisa. Passamos a denominá-las de dimen- sões, a saber: dimensão política, dimensão pedagógica e dimensão legal. A seguir, apresentamos o conceito de cada uma e as conclusões que contribuíram para responder o objetivo da tese. DIMENSÃO POLÍTICA Essa dimensão diz respeito às definições no campo da ação polí- tica dos municípios, às suas escolhas, e implica compreensão da realida- de atual. A educação como elemento formal de formação humana passa a ter as características básicas que também são as basilares do modo de produção capitalista. Na área da educação, há modificações em diversos serviços, na função do Estado, na oferta à educação pública, na definição das polí- ticas educacionais, e isso acaba consolidando entendimentos e atitudes que perpassam as decisões dos gestores educacionais. As objetivações do setor privado que se materializam nas políticas educacionais públicas não são apenas determinadas pelas mudanças sociais e econômicas, mas são parte constitutiva dessas mudanças (PERONI, 2015b). Para essa dimensão, foram eleitos alguns teóricos que oferecem base à dimensão política. Em Marx (1843, 1844 e 1848), o conceito de política se desenvolveu quando estava “profundamente envolvido e in- teressado pelos acontecimentos que marcaram a sociedade de sua época. [...]”, e foi, a partir dos dados da realidade que analisa, que tece, alarga e complexifica sua teoria crítica sobre políticas. (SILVA; BERTOLDO, 2011, p. 155). Envolve, ainda, as questões de Estado.

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