História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
141 Liane Vizzotto todologia apresentar as características de cada dimensão e as principais conclusões, que mostram os elementos que colaboram para a constru- ção das parcerias nos municípios pesquisados. Por fim, de modo breve, apresentamos a conclusão da tese. O MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO COMO DIMENSÃO TEÓRICO-CONCEITUAL DA PESQUISA A opção pelo materialismo histórico e dialético como funda- mento teórico-conceitual da tese não se vislumbrou apenas como um método, mas como uma concepção teórica que permitiu a compreensão da materialidade, do real na sua totalidade. Dessa maneira, compreen- demos que a realidade não se apresenta imediatamente em sua essência. “A natureza do método materialista dialético possui um caráter absolu- tamente ontológico, pois busca compreender o ser em sua totalidade e em sua processualidade”. (TONET, 2013, p. 10). Marx (2011) sugere que a investigação do objeto possa eluci- dar-se em suas múltiplas determinações, especificidades em relação à totalidade, o que nos pareceu a forma mais apropriada para o desenvol- vimento da pesquisa. Por isso, tornou-se necessário adentrar no objeto da pesquisa e explorá-lo em suas diferentes materializações, visto que a análise de objeto no campo da educação não pode ser realizada isolada de outras manifestações sociais. No caso em tela, a forma como o setor privado liga-se à educa- ção não é explicada por leis naturais, mas pelo ato humano, com ma- nifestações e modos de agir próprios dessa época, cujas características têm como princípio o projeto neoliberal e a ação do Estado para com as políticas sociais em comunhão com o mercado. Desse modo, quere- mos dizer que a pesquisa não pode ser analisada distante do lugar que a produz, que a materializa, pois, o espaço é concreto e, portanto, síntese de múltiplas determinações. Considerando os fundamentos do materialismo histórico dialé- tico, tomamos alguns conceitos que permearam a tese: a totalidade, a práxis e a mediação. A totalidade como forma de compreender a reali- dade num conjunto amplo de relações; práxis como atividade criadora e de ação transformadora consciente e, portanto, uma forma desenvolvi- da de conceber o processo educacional; e a mediação como maneira de estabelecer conexões dos diferentes aspectos das totalidades parciais que
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