História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
140 Relação público-privada na educação: um estudo em municípios catarinenses estabelece com os diferentes campos que permitem entendê-lo na sua totalidade. Estudar a abrangência da relação público-privada na educação atualmente seria tarefa impossível para apenas uma tese. Decidimos por compreendê-la a partir de sua construção. Nesse sentido, constituiu-se objetivo da pesquisa analisar os elementos que sustentam a construção das parcerias entre a administração pública e o setor privado no campo da educação, em municípios catarinenses. Os municípios eleitos para a pesquisa foram escolhidos a partir de pesquisa precedente, a qual demonstrou que no estado catarinense, das 295 cidades, 71 possuíam parcerias com instituições privadas com ou sem fins lucrativos. Detalhando tais dados, observamos que somen- te na mesorregião oeste do estado, composta por 119 municípios, 42 redes públicas municipais de ensino mantinham parcerias. Essa mesor- região está dividida em Associações de Municípios e, como forma de escolher os municípios a serem estudados, optamos por critérios: tama- nho do município, condições econômicas, tipos de parcerias e acesso às informações. Desse modo: Chapecó, Lindóia do Sul e Xanxerê foram as cidades eleitas. Assim, os municípios se tornaram o campo empírico da pesqui- sa, e os sujeitos envolvidos diretamente foram os gestores municipais de educação, os presidentes das Associações de Municípios e os presidentes dos Conselhos Municipais de Educação, os quais foram entrevistados. Esses dois últimos grupos são importantes órgãos colegiados de parti- cipação democrática na definição das políticas educacionais municipais e, para a pesquisa, poderiam revelar em que medida influenciam e/ou participam na materialização das parcerias. Além dos sujeitos, uma série de documentos municipais como contratos e editais, dentre outros foram consultados, os quais demons- tram despesas, objetos de compras ou formas de parcerias. Documentos transnacionais do campo da educação, como as Conferências e Fóruns Mundiais de Educação (Jomtien, 1990; Dakar, 2000 e Incheon, 2015) foram estudados, visto que orientam os países signatários para busca de parcerias entre o setor público e o privado. Neste artigo, apontamos as principais conclusões da tese, con- siderando os caminhos que nos levaram a elas. Dessa forma, apresenta- mos inicialmente os pressupostos teórico-metodológicos que a susten- taram, juntamente com as definições sobre o tema, para, em seguida, pontuar as dimensões que a constituíram. Nessas, tomamos como me-
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