História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
139 RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO EM MUNICÍPIOS CATARINENSES Liane Vizzotto 1 INTRODUÇÃO A relação público-privada na educação é o tema deste artigo, deriva de pesquisa de doutorado concluído em 2018 na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e, neste trabalho, apresentamos as principais conclusões da tese intitulada: “Relação público-privada na educação: um estudo em municípios catarinenses” 2 . (VIZZOTTO, 2018). O objeto de estudo diz respeito às parcerias efetivadas entre o setor público e o privado no campo educativo, em três municípios do oeste de Santa Catarina (SC). A definição do objeto não foi dada a priori , mas construída a partir das produções científicas na área das po- líticas educacionais, da gestão da educação e das experiências empíricas da pesquisadora. Partimos do pressuposto que um objeto de estudo não é a-his- tórico, tampouco que seu ineditismo possa ser desvinculado dos prece- dentes que o tornam matéria de desejo investigativo. Assim, um objeto de pesquisa se constitui num momento histórico, definido a partir de múltiplas determinações, ou seja, de sua historicidade e das relações que 1 Possui Graduação em Pedagogia, habilitação em Séries Iniciais e Educação Infantil pela Universidade do Contestado (2000), especialização na mesma área (2001). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutora em Educação pela Uni- versidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é professora do Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Concórdia e docente no Mestrado em Educação (IFC) Campus Camboriú. Desenvolve pesquisas no campo das políticas educacionais com foco na relação público-privada. 2 Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNI- SINOS), conforme parecer 1.783.773 (20.10.2016).
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