História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
135 Elton Luiz Nardi educação pública.” Conforme anota Shiroma, referindo-se à apologia da descentralização, pelas agências multilaterais, ao passo que a eficiên- cia administrativa e a qualidade são enaltecidas, ocultam-se os aspectos políticos de controle e de racionalização. Como sabemos, essa lógica que instaura uma nova forma de articular o centro e as periferias quanto à administração da educação (LIMA, 2003), valendo-se de uma concepção instrumental de descen- tralização que concorda ou mesmo reforça a centralização do poder de- cisório, tem se constituído em marca de muitas políticas educacionais anunciadas como modernizadoras. Em síntese, a aposta na estratégia de recuperação do sentido e da legitimidade de instrumentos que, em outro tempo constituíram peças fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitá- ria, parece-nos concordar com o resgate crítico de critérios de base e de condições tidas fundamentais para uma gestão democrática, ali situado o recurso político da descentralização. Um resgate que, marcando as diferenças (SHIROMA, 2009), possa restituir o sentido transformador dos instrumentos caros ao projeto democrático, por terem sido alvos de estratégica ressignificação pelas políticas erigidas nas últimas décadas. REFERÊNCIAS BARROSO, João. O reforço da autonomia das escolas e a flexibilização da gestão em Portugal. In : FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.). 2. ed. Gestão democrática da Educação : atuais tendências, novos desa- fios. São Paulo: Cortez, 2000. p. 11-32. BARROSO, João. Gestão local da educação: entre o Estado e o mercado, a responsabilização coletiva. In: MACHADO, Lourdes Marcelino; FER- REIRA, Naura Syria Carapeto (Org.). Política e gestão da Educação : dois olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 199-212. BENÍTEZ, Manuel de Puelles. Estudio teórico sobre las experiencias de des- centralización educativa. Revista Iberoamericana de Educación , n. 3, p. 13-40, Ene./Abr. 1994. BORJA, Jordi. Descentralización: una questión de método. Revista Mexica- na de Sociología , México, v. 46, n. 4, p. 5-33, out. 1984. BROOKE, Nigel. Os condicionantes da descentralização em educação: um roteiro de estudo. Cadernos de Pesquisa , São Paulo, n. 70, p. 28-37, ago. 1989.
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