História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
13 Apresentação no país. Além disso, traz à tona o debate sobre a reforma proposta no ano de 2016, especialmente no que diz respeito à formação das camadas populares. No texto Um Olhar sobre o Programa Mulheres Mil a Partir de duas Experiências da Economia Solidária no Instituto Federal de Pelotas: Recicladora De Resíduos Sólidos e Cartonageira à Mão , a autora apresenta a política educacional de cunho profissional voltada às mulheres, materializada no Programa Mulheres Mil, que foi pensada junto ao conjunto de políticas orientadas internacionalmente que se coadunam com os documentos que apontam para a necessidade de atenção à desigualdade acometida às mulheres e às crianças (são as maiores vítimas do analfabetismo, da exploração sexual, de condições precárias de trabalho, dos menores salários e de mortes em decorrência de gravidez precoce e indesejada). O sexto texto desta parte é Reflexões sobre a Situação da Juventude na Linha de Fronteira Brasil/Bolívia: Cáceres , no qual a autora traz a discussão sobre as “juventudes” brasileiras. Posteriormente, apresenta a questão da juventude relacionando-a com diversos aspectos, como violência, educação e trabalho, desigualdade e pobreza, tendo como lócus de pesquisa o município de Cáceres, no Mato Grasso, zona de fronteira Brasil-Bolívia. O sétimo texto tem como título Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos e a Prática Educativa e apresenta reflexões da autora, que analisou a constituição da Educação de Jovens e Adultos - EJA, enquanto política de elevação de escolaridade no município de São Leopoldo/RS, vista pela perspectiva dos sujeitos imbricados em sua concretização. Os Organizadores Setembro de 2019
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz