História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
12 Apresentação por outro, sua adoção segundo parâmetros relacionados à redefinição do papel do Estado, consoante o ajuste macroeconômico inspirado no pensamento neoliberal. O quarto texto, Relação Público-Privada na Educação: um estudo emmunicípios catarinenses , tem como tema a relação público- privada na educação. O objeto de estudo diz respeito às parcerias efetivadas entre o setor público e o privado no campo educativo, em três municípios do oeste de Santa Catarina/SC. A terceira e última parte deste volume, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOS SUJEITOS: “NOVOS” TEMAS E “VELHAS” QUESTÕES , se constitui de sete textos. O primeiro deles, Histórias, Memórias e Narrativas de Vidas de Mulheres dos Quilombos, nasce a partir da criação de um campus de uma Universidade pública e gratuita em uma cidade no Sul do Rio Grande do Sul, e com a presença significativa de mulheres de povos tradicionais no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Muitas chegam às Universidades e nelas aprendem antes de qualquer conteúdo o quanto são importantes para esse curso, enquanto mulheres de povos tradicionais. Aprendem e ensinam sobre si mesmas e seus antepassados na formação crítica, com base na Educação Popular. O texto A História de um Pesquisador em Formação , seu Lócus de Investigação e seus Estudos sobre os Males de Origem da Política Educacional Brasileira, traz uma reflexão sobre a trajetória do pesquisador/autor, desde sua formação na graduação, a experiência na Iniciação Científica e na pós-graduação, relacionando todas estas etapas de formação ao tema de pesquisa desenvolvido por ele. O terceiro texto desta parte, intitulado Identidade Docente nas Páginas da Revista Polivisão: influências teóricas e movimento social , objetiva analisar o fortalecimento da identidade docente a partir do estudo da Revista Polivisão. Para tanto, a autora procurou compreender quais influências teóricas norteavam a escrita dessas e desses docentes. Além disso, objetivou-se estudar a influência dos órgãos sindicais a que se vinculavam esses professores e a influência de movimentos sociais tais como as greves do magistério estadual. A Reforma do Ensino Médio, tema que ganhou destaque nos debates educacionais nos últimos anos, é tema do texto Lei nº 13.415/2017: a Reforma do Ensino Médio e suas reverberações para a formação das camadas populares , nele a autora apresenta um resgate histórico referente as principais reformas educacionais implementadas
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz