História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
11 Apresentação O segundo texto, Políticas Públicas Nacionais em Educação entre 1930-1945: o caso de Rio Grande/RS e a Inspetoria Municipal de Educação , apresenta o tema das políticas públicas e a maneira como são recebidas e implementadas nos sistemas de ensino e nas escolas públicas. A pesquisa que deu origem ao presente texto tem como seu lócus o município de Rio Grande/RS, e a atuação da Inspetoria das Escolas Municipais no período entre 1930-1945. No texto Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) e o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: signatários(as) como autores(as) (1944-2014) as autoras, tendo a RBEP como fonte, trazem uma investigação a respeito da contribuição de signatários(as) um dos textos mais importantes da história educacional de nosso país, em artigos publicados na Revista, bem como uma contextualização histórica do período de escrita do documento, apresentação dos(as) signatários(as) e as temáticas dos artigos publicados por alguns deles na RBEP. A segunda parte deste volume, intitulada POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS EM DEBATE , nos apresenta quatro textos. O primeiro deles, Os Contornos de um Modelo de Gestão da Educação: a governança em cena, é processo e produto de pesquisa desenvolvida pela autora, cujo desafio foi investigar a reconfiguração do conceito de gestão da educação. É um recorte focado na adequação dos mecanismos da Gestão Democrática para implantação da Governança. No texto Os Planos Municipais de Educação no Processo de Monitoramento: a fiscalização das ações pelos Tribunais de Contas , a autora traz a discussão referente a planos e ações relacionadas à Educação que, até pouco tempo se caracterizavam como planos de governo, ligados aos interesses políticos daqueles que estão no poder em determinado momento, o que causa uma descontinuidade de tais ações e planos. A aprovação do Plano Nacional de Educação surge como um avanço em relação à necessidade de pensar o planejamento destas políticas, estendendo-as aos municípios e aumentando a necessidade de fiscalização desta implementação. O terceiro texto desta parte, Políticas de Descentralização na Gestão da Educação: sobre significados e racionalidades em campo de disputas , busca analisar a descentralização como recurso do Estado, tendo em conta, por um lado, objetivos que costumam impulsionar sua adoção em razão de atributos que a associam à democratização e,
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