História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

105 OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE MONITORAMENTO: A FISCALIZAÇÃO DAS AÇÕES PELOS TRIBUNAIS DE CONTAS Marcia Farinella Soares de Campos 1 INTRODUÇÃO Historicamente no Brasil, planos voltados à área da educação sempre estiveram vinculados a planos de governo, vistos como parte de ações estruturais, os planos de educação vinham unidos a interesses po- líticos daqueles que se encontravam no poder. Neste contexto histórico, muitas políticas educacionais foram descontinuadas ou sequer postas em prática, visto que ao encerrar governos as ações de seus antecessores eram encerradas ou esquecidas, sem que se desse continuidade ou que fossem capazes de avançar nas dificuldades extremas que a educação brasileira sempre viveu. Educadores e profissionais ligados à área da educação sempre apontaram a importância de haver por parte dos governos planejamen- to contínuo nas demandas educacionais com vistas a atender as peculia- ridades locais articuladas às políticas macro. Como exemplo, vimos esta discussão já fortalecida com o Manifesto dos Pioneiros em 1932 e em outros tantos momentos. Efetivamente, planos de metas, planos estratégicos, capítulos de diretrizes orçamentárias de governos demonstravam que a educação foi 1 Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currí- culos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, ensino de 09 anos, educação, legislação educacional e gestão na educação. Participa do Grupo de Pesquisa Gestor Escolar e a Inclusão, do Instituto Federal Catarinen- se - IFC Campus Concórdia. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz