História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

102 Os contornos de um modelo de gestão da educação: a governança em cena DINIZ, Eli. Governabilidade, Democracia e Reforma do Estado: Os Desafios da Construção de uma Nova Ordem no Brasil dos Anos 90. DADOS – Revista de Ciências Sociais , Rio de Janeiro, v. 38, n. 3, p. 385-415, 1997. ______. Globalização, reforma do estado e teoria democrática contempo­ rânea. Perspectiva , São Paulo, v. 15 n. 4 out./dez. 2001. DOURADO, Luiz F. A Conferência Nacional de Educação, o Plano Nacio- nal e a construção do Sistema Nacional de Educação. RBPAE Onli- ne , v. 25, n. 2, 2007. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/rbpae/issue/ view/1329/showToc> . Acesso em: 23 abr. 2014. DRAIBE , Sonia M. HENRIQUE, Wilnês. Welfare State crise e gestão da cri- se: um balanço da literatura internacional. Revista Brasileira de Ciên- cias Sociais , São Paulo, v. 3, n. 6, p. 53-78, fev. 1989. FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação : cartas pedagógicas e outros escri- tos. São Paulo: UNESP, 2000. GIDDENS, Anthony; PIERSON, Christopher. Conversas com Anthony Giddens: o sentido da modernidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000. GRAMSCI , Antonio . A. Cadernos dos Cárceres . v. 1(A), 2(b), 3(c), 4(d). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. HARVEY , David. O Neoliberalismo história e implicações. São Paulo: Loyola. 2005. IBGC INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATI- VA. Uma década de Governança: história do IBGC, marcos da Go- vernança e lições da experiência. São Paulo: Saraiva, 2006. KOSIK , Karel . Dialética do Concreto. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa : o Neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina, PR: Editora Planta, 2004. LIMA , Licínio. A escola como organização educativa . São Paulo. Cortez, 2002. MARX , Karl. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhi- dos . São Paulo: Abril Cultural, 1974. (Os Pensadores). MENDONÇA, E. F. A regra e o jogo: democracia e patrimonialismo na edu- cação brasileira. Campinas, SP: Ed. LaPPlanE/ FE/ Unicamp, 2000.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz