História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
10 Apresentação Esse trabalho foi elaborado e desenvolvido commuita dedicação com a participação dos integrantes da disciplina de Prática de Pesquisa, coordenada pela Professora Berenice Corsetti, envolvendo bolsistas de Iniciação Científica, Apoio Técnico, Mestrado e Doutorado, Carolai- ne Kirch, Joja da Silva Vaicëulionis, Márcia Cristina Furtado Ecoten, Henrique de Souza e Juliana Milcharek e Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, aos quais deixamos nossa gratidão. Esperamos que a obra possa contribuir com as reflexões que se fazem necessárias em relação à educação e à ciência em nosso país. Re- centemente, alguns acontecimentos sinalizaram que estamos diante de um inequívoco recrudescimento do conservadorismo, tanto em termos nacionais quanto internacionais. Também no Brasil e em diversos paí- ses da América Latina verificamos esse fenômeno, tanto no que tange à formulação de políticas, como no plano das relações sociais e culturais. Entre nós, diversos projetos e/ou iniciativas revelam que vivemos mo- mentos expressivos dessa recente onda conservadora. Os ataques que vem sendo desenvolvidos às Ciências Humanas, às universidades, à educação e ao pensamento crítico integram o avanço do neoconservadorismo no Brasil, constituindo-se numa ameaça aos di- reitos sociais, à soberania nacional, à preservação do meio ambiente, ao desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro, à educação pública, comprometendo, com outras tantas iniciativas que estão em curso, o reconhecimento internacional de nosso país. Nesse cenário, reforçarmos que o debate e a reflexão sobre a im- portância de Políticas Educacionais consequentes e do resgate da His- tória da Educação Brasileira é o compromisso que lastreou a concepção e a elaboração dessa obra, cujos capítulos estão apresentados a seguir. Este volume foi organizado em três partes, e conta com quatorze textos. A primeira parte, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ANÁLISES EM CONTEXTOS DE MUDANÇAS , apresenta três textos, sendo iniciada por Entre Impressos Pedagógicos e Repositórios Digitais: contribuições teórico-metodológicas para História da Educação . O texto visa contribuir para o alargamento de fontes e de pesquisas em História da Educação, visto que os estudos desta temática possuem relevância histórica, facilitando sem dúvida, a compreensão de que, através do conhecimento desse cosmos educacional, se faz possível refletir sobre a história e, também, sobre a história da pedagogia e/ou educação.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz