Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

SUMÁRIO 14
PREFÁCIO 17
Flávia Obino Corrêa Werle 19
PARTE I: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO 21
Avaliação em larga escala na Rede de Colégios Maristas RS 23
Simone Martins da Silva 23
Avaliação em larga escala da qualidade da Educação Básica Brasileira (1980-2015) 47
Edson Leandro Hunoff Tavares 47
Avaliação emancipatória no Ensino Médio Politécnico 63
Jonas Tarcísio Reis 63
Avaliação emancipatória: as ressignificações dadas na política do Ensino Médio Politécnico 91
Suelen Marchetto 91
Banco Mundial: análise da trajetória de influências nas políticas educacionais 113
Quênia Renee Strasburg 113
Cotidiano de um Programa de Pós-Graduação em Educação: análise das políticas de avaliação em larga escala no Brasil 135
Cristiane Backes Welter 135
Políticas de educação superior e avaliação no brasil contemporâneo: a questão do ENADE em xeque! 157
Silvia Regina Canan 157
Vanessa Taís Eloy 157
Políticas e suas interfaces na esfera pública: decisão, construção e regulação 183
Graziela Rossetto Giron 183
Mônica de Souza Chissini 183
PARTE II: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: DIFERENTES CENÁRIOS E CONTEXTOS EM ANÁLISE 199
A trajetória de instituições de educação superior, dos docentes, dos cursos e das matrículas de graduação presenciais e a distância nos anos de 2010 e 2017: um olhar a partir das políticas públicas para o ensino superior no Brasil 201
Moisés Waismann 201
Do papel da universidade aos fundamentos do MESP: uma análise da colaboração acadêmica 219
Verônica Ventorini Ferreira 219
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: possibilidades no arranjo do contexto emergente da educação superior 241
Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura 241
Tensões e enfrentamento da RSU frente à produção do conhecimento: desafios e prática 261
Adilson José de Almeida 261
Rute Rosângela Dalmina 261
Uma análise da internacionalização da educação superior “necessária” através do estudo de caso de duas universidades latino-americanas 275
María Julieta Abba 275
A qualidade da educação e o Programa Universidade Para Todos: o que diz a produção acadêmica recente (2010-2018)? 291
Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura 291
Juliana Milcharek 291

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz