1
306
Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
SUMÁRIO
14
PREFÁCIO
17
Flávia Obino Corrêa Werle
19
PARTE I: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO
21
Avaliação em larga escala na Rede de Colégios Maristas RS
23
Simone Martins da Silva
23
Avaliação em larga escala da qualidade da Educação Básica Brasileira (1980-2015)
47
Edson Leandro Hunoff Tavares
47
Avaliação emancipatória no Ensino Médio Politécnico
63
Jonas Tarcísio Reis
63
Avaliação emancipatória: as ressignificações dadas na política do Ensino Médio Politécnico
91
Suelen Marchetto
91
Banco Mundial: análise da trajetória de influências nas políticas educacionais
113
Quênia Renee Strasburg
113
Cotidiano de um Programa de Pós-Graduação em Educação: análise das políticas de avaliação em larga escala no Brasil
135
Cristiane Backes Welter
135
Políticas de educação superior e avaliação no brasil contemporâneo: a questão do ENADE em xeque!
157
Silvia Regina Canan
157
Vanessa Taís Eloy
157
Políticas e suas interfaces na esfera pública: decisão, construção e regulação
183
Graziela Rossetto Giron
183
Mônica de Souza Chissini
183
PARTE II: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: DIFERENTES CENÁRIOS E CONTEXTOS EM ANÁLISE
199
A trajetória de instituições de educação superior, dos docentes, dos cursos e das matrículas de graduação presenciais e a distância nos anos de 2010 e 2017: um olhar a partir das políticas públicas para o ensino superior no Brasil
201
Moisés Waismann
201
Do papel da universidade aos fundamentos do MESP: uma análise da colaboração acadêmica
219
Verônica Ventorini Ferreira
219
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: possibilidades no arranjo do contexto emergente da educação superior
241
Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura
241
Tensões e enfrentamento da RSU frente à produção do conhecimento: desafios e prática
261
Adilson José de Almeida
261
Rute Rosângela Dalmina
261
Uma análise da internacionalização da educação superior “necessária” através do estudo de caso de duas universidades latino-americanas
275
María Julieta Abba
275
A qualidade da educação e o Programa Universidade Para Todos: o que diz a produção acadêmica recente (2010-2018)?
291
Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura
291
Juliana Milcharek
291
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz