99 Suelen Marchetto O CRA demonstra que o educando construiu restritamente os conceitos necessários para o desenvolvimento das aprendizagens. Desta maneira, durante os trimestres, realizará estudos de recuperação orientados através do Projeto Político Pedagógico de Apoio (PPDA). O aluno que permanecer com CRA no final do primeiro e segundo anos, em uma área do conhecimento, avança para o ano seguinte com Progressão Parcial. O texto não indica como proceder se permanecer com o conceito restrito em mais de uma área de conhecimento. No final do terceiro ano, se estiver com este conceito em apenas uma área do conhecimento, poderá optar por realizar estudos prolongados ou repetir o terceiro ano. Se, no final do terceiro ano, o aluno estiver com conceito restrito em mais de uma área de conhecimento, será reprovado. (RIO GRANDE DO SUL, 2012). A expressão dos resultados por conceitos e por pareceres descritivos, conforme indica o documento, possibilita uma expressão mais condizente com a avaliação emancipatória. O conceito possibilita que a lógica da classificação não encontre o mesmo sentido da expressão em números (medida em percentual de acertos de um dado instrumento de avaliação). E o parecer descritivo possibilita apontar as individualidades de cada educando em seu processo de ensino/aprendizagem, mostrando seus progressos e suas dificuldades. O CONTEXTO DA PRÁTICA EM ESCOLAS DE FARROUPILHA O enfoque metodológico utilizado nesta pesquisa foi o Materialismo Histórico-Dialético, como forma de entender o modo humano de produção social da existência. Triviños (1987), aponta como categorias do materialismo dialético a matéria, a consciência e a prática social. A Matéria é uma categoria filosófica que designa a realidade objetiva que o homem conhece através de suas sensações, porém ela existe independentemente das sensações humanas. A Consciência é um tipo de reflexo da matéria. A Prática Social é o critério de verdade para o materialismo dialético. A Prática é um processo objetivo de produção material, além de ser atividade transformadora revolucionária das classes sociais. Foram coletadas entrevistas, questionários e atas de reuniões pedagógicas, que serviram como documentos para a Análise Documental. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: questionários
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz