Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

97 Suelen Marchetto educação democrática, com propósitos e práticas de inclusão dos educandos; propõe uma relação pedagógica democrática entre educador e educando; ajuda o educando a aprender e o educador a ensinar ; auxilia o professor a replanejar a sua ação; prioriza os aspectos qualitativos do desenvolvimento do educando; enfatiza o processo e o resultado do aprendizado; é participativa. Avaliando sob a perspectiva da avaliação emancipatória, a responsabilização sobre os sucessos e os insucessos da aprendizagem dos educandos não é somente do educando em si, mas do conjunto dos sujeitos envolvidos na ação. Passa pelas práticas pedagógicas do educador e da escola e pela conscientização do educando sobre as suas aprendizagens. É uma avaliação comprometida com a educação transformadora da realidade que se opõe, portanto, as práticas avaliativas da educação conservadora. A intenção da Avaliação Emancipatória não é de classificar, rotular, diferenciar ou excluir os sujeitos, mas de, a partir do diagnóstico, criar possibilidade de efetivar a aprendizagem. A AVALIAÇÃO NOS DOCUMENTOS DA POLÍTICA Para a implementação da política do Ensino Médio Politécnico, dois documentos foram encaminhados para as escolas. O primeiro documento foi denominado “Proposta Pedagógica do Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio – 20112014”, encaminhado para as escolas no segundo semestre do ano 2011. Esse documento serviu de base para as discussões realizadas nas conferências que lançaram a política. O segundo é o Regimento Padrão do Ensino Médio Politécnico, que foi encaminhado para a escolas no início do ano 2012. A “Proposta Pedagógica do Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio – 2011-2014” cita a avaliação no capítulo que indica os Princípios Orientadores, no qual a Avaliação Emancipatória é vista como uma prática de democratizar o processo de aprendizagem. Leva em consideração a realidade do aluno, sinalizando avanços em suas aprendizagens e apontando meios para superação das dificuldades. Além de oportunizar a escola refletir e rever as práticas escolares. (RIO GRANDE DO SUL, 2011). O Regimento Padrão do Ensino Médio Politécnico foi aprovado no dia 04 de abril de 2012, pelo Conselho Estadual de Educação e

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