93 Suelen Marchetto Em janeiro de 2012, os grupos gestores das escolas foram chamados para uma formação em Porto Alegre. A partir deste momento segundo relatos, foi feita uma explanação sobre a proposta de Ensino Médio Politécnico. Estes grupos ao chegarem às escolas tinham que elaborar o panorama novo e preparar a divulgação na sua escola sobre esta proposta. Portanto, o início de implantação da proposta foi um período de muitos questionamentos e incertezas para todas as escolas. (FRITSCH, 2014, p. 10). A SEDUC-RS, em sua página na internet, informando sobre a proposta do Seminário Integrado e sobre a política, indicava uma implementação progressiva ao longo de três anos letivos: No seminário Integrado os alunos desenvolvem atividades de pesquisa, colocando em prática os conhecimentos teóricos. A nova modalidade também busca preparar os jovens para a sua futura inserção no mundo do trabalho ou para a continuidade dos estudos no nível superior. O Ensino Médio Politécnico começou a ser implantado em 2012 para o 1º ano, em 2013 no 2º ano e em 2014 chegará ao 3º ano. (RIO GRANDE DO SUL, [2014?]). As ressignificações dadas à política do Ensino Médio Politécnico foram estudadas na pesquisa desenvolvida durante o curso de Mestrado em Educação na UNISINOS, entre os anos 2014 e 2016. As entrevistas, os questionários, que serviram como material de análise para a pesquisa foram coletados no ano de 2014, último ano da implementação da política nas escolas3. A avaliação emancipatória foi um dos itens da política que provocou maior desconforto entre os profissionais das escolas pesquisadas, bem como um dos que mais sofreu ressignificações e reinterpretações. Portanto, esse texto é um recorte de um estudo maior, apresentado na dissertação defendida no ano de 2016, com um acréscimo de leituras feitas dos artigos da professora Ana Maria Saul, Referenciais Freireanos para a Prática da Avaliação, e Na Contramão da Lógica do Controle em Contextos de Avaliação: por uma educação democrática e emancipatória; e de Cipriano Carlos Luckesi, no livro Avaliação da Aprendizagem Escolar, e nos textos sobre avaliação do livro Reestruturação Ensino Médio, pelos quais descrevo aqui o conceito de avaliação emancipatória, comprometida com uma educação transformadora. Em seguida, discuto como esse conceito foi apresentado nos textos da polí3 O ano de 2014 foi o último ano de implementação da política nas escolas estudadas pois completava-se o ciclo dos três anos do Ensino Médio. Iniciou-se a implementação pelo 1º ano do Ensino Médio no ano de 2012. No ano de 2015 o governo eleito não deu continuidade à política, mantendo apenas a carga horária do Ensino Médio Politécnico.
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