Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

92 Avaliação emancipatória: as ressignificações dadas na política do Ensino Médio Politécnico o qual alia a teoria e prática, tendo sua concretude por meio de ações pedagógicas integradoras”. (RIO GRANDE DO SUL, 2011, p. 21). A Avaliação Emancipatória é vista como uma prática de democratizar o processo de aprendizagem. Leva em consideração a realidade do aluno, sinalizando avanços em suas aprendizagens e apontando meios para superação das dificuldades. Além de oportunizar a escola refletir e rever as práticas escolares. A Pesquisa é indicada como metodologia e considerada como garantia da construção de novos conhecimentos e formação de sujeitos pesquisadores. (RIO GRANDE DO SUL, 2011). No segundo semestre do ano 2011 foi encaminhada para as escolas de Ensino Médio da rede estadual a “Proposta Pedagógica do Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio – 2011-2014”. Na apresentação do documento havia uma indicação que ele seria base para discussão sobre um novo modelo de Ensino Médio: Como característica de governo, a prática democrática se instala neste processo de reestruturação a partir do debate deste documento-base nas escolas e com a participação de toda a comunidade escolar. Essa discussão, iniciada na escola, demarca a etapa desencadeadora do processo que culminará na Conferência Estadual do Ensino Médio, envolvendo a sociedade como um todo, pois o compromisso com a educação é de todos. (RIO GRANDE DO SUL, 2011). A discussão aconteceu em conferências, entre os meses de outubro e dezembro de 2011. Para o mês de janeiro de 2012 reservou- -se a Elaboração do Documento Final e do Regimento Padrão. (RIO GRANDE DO SUL, 2011). No entanto, este documento não chegou às escolas pesquisadas, além de não ter sido encontrado no site da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul – SEDUC-RS, no qual estavam o documento-base para as conferências e o Regimento Padrão. A partir do ano 2012, as escolas de Ensino Médio deveriam implementar o Ensino Médio Politécnico2. As orientações seguiram via Coordenadorias através do Regimento Padrão e das exigências de aumento de carga horária com a inclusão do Seminário Integrado. Segundo Fritsch: 2 Assinalo que em algumas escolas do Rio Grande do Sul, em exceção, a política começou a ser implementada somente a partir de 2013.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz