Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

91 AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA: AS RESSIGNIFICAÇÕES DADAS NA POLÍTICA DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO Suelen Marchetto1 O tema desse texto é a ressignificação que foi dada a política do Ensino Médio Politécnico ao tratar de avaliação emancipatória, em escolas do município de Farroupilha/RS. O Ensino Médio Politécnico foi implementado em todas as escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul, na gestão de Tarso Genro, cuja Secretaria de Educação foi comandada pelo professor Dr. José Clóvis de Azevedo (2011-2014). A política propunha uma mudança nos currículos baseada em seis princípios orientadores: Relação Parte-Totalidade, Reconhecimento dos Saberes, Teoria-Prática, Interdisciplinaridade, Avaliação Emancipatória e Pesquisa. (RIO GRANDE DO SUL, 2011). Como Relação Parte-Totalidade, indica o exercício de transitar pelos conhecimentos científicos e dados da realidade, reconhecendo nas partes uma articulação que compõe a realidade. Como Reconhecimento dos Saberes, institui a centralidade curricular nas práticas sociais. Reconhece no saber popular o ponto de partida para a produção do conhecimento científico. Como Teoria-Prática, propõe o diálogo permanente entre a teoria e a prática para a transformação da realidade, consciente de sua condição sócio-histórica e de suas determinações sociais. Sobre Interdisciplinaridade considera: “[...] trabalho interdisciplinar, como estratégia metodológica, viabiliza o estudo de temáticas transversalizadas, 1 Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na linha de pesquisa Educação, História e Políticas, a qual investigou a implementação da política do Ensino Médio Politécnico (2011-2014). Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). É professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Atua como coordenadora pedagógica e professora de séries finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vivian Maggioni (Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul). Tem experiência como professora de Ensino Fundamental (anos finais) e Médio, nas disciplinas das Ciências Humanas.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz