Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

88 Avaliação emancipatória no Ensino Médio Politécnico KUENZER, Acacia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luís (orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, HISTEDBR, 2005. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002. MARCHETTO, Suelen. Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul (2011-2014): fatores que interferem na ressignificação da política, no contexto da prática, em escolas de Farroupilha/RS. 2016. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2016. MOSNA, Rosa. Avaliação: paradigmas e paradoxos no âmbito do Ensino Médio. In: AZEVEDO, Jose Clovis de; REIS, Jonas Tarcísio (orgs.). Reestruturação do Ensino Médio: pressupostos teóricos e desafios da prática. São Paulo: Fundação Santillana, 2013. p. 219-239. RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul. Regimento Padrão do Ensino Médio Politécnico. Parecer CEED 310/2012. 2012. Disponível em: <https://servicos.educacao. rs.gov.br/dados/ens_med_regim_padrao_em_Politec_I.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2014. RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio – 2011-2014. SEDUC-RS: Porto Alegre, 2011. Disponível em: <http://www.seduc. rs.gov.br/dados/ens_med_proposta.pdf>. Acesso em: 4 set. 2015. RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul. Gabinete do Secretário. 104 f. Relatório de Gestão (20112014). Porto Alegre, 2014. ROOS, Míria Maria de Souza. O Ensino Médio Politécnico: uma política pública no contexto da prática em escolas estaduais de São Leopoldo/ RS. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2016. SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória. São Paulo: Cortez, 1998.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz