87 Jonas Tarcísio Reis embriões da mudança, nutridos no caldo social da vontade de mudar e das utopias pela emancipação humana. A insuficiência de processos de formação continuada também prejudicou o entendimento do conceito de AE nas escolas. Assim, podemos aferir que o processo de mudança na educação se trata de um longo e penoso percurso, uma vez que os embates ideológicos balizam as concepções de ensino-aprendizagem, avaliação, currículo e educação como um todo. Contudo, a AE pode emergir como um conceito capaz de qualificar as relações pedagógicas no Ensino Médio. REFERÊNCIAS AZEVEDO, José Clóvis de; REIS, Jonas Tarcísio; GONZAGA, Jorge Luiz Ayres. Avaliação Emancipatória no Ensino Médio Politécnico: compreendendo o Plano Pedagógico Didático de Apoio – PPDA. In: AZEVEDO, José Clóvis de; REIS, Jonas Tarcísio (orgs.). Ensino Médio: políticas e práticas. Porto Alegre: Editora Universitária Metodista IPA, 2016, p. 145-166. BRASIL. PARECER 05/2011. Diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio. Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 24/1/2012, Seção 1, Pág. 10. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. 2012. BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Parecer CNE/CEB 05/2011 e Resolução CNE/CEB 02/2012. Diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=do wnload&alias=9915-pceb005-11-1-1&Itemid=30192>. Acesso em: 2 maio 2017. ENGUITA, Mariano Fernández. Educar em tempos incertos. Porto Alegre: Artmed, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GONÇALVES, Leonardo Dorneles. O Ensino Médio Politécnico na região de Rio Grande-RS (2012-2016): análise desde os pressupostos marxianos e histórico-práticos da Politecnia. 2017. 271 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, 2017.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz