Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

84 Avaliação emancipatória no Ensino Médio Politécnico Nesse sentido, observamos que o processo de discussão e busca da compreensão da AE não se deu de forma tranquila durante a implementação do EMP. Percebemos que muitos professores observaram com positividade o conceito de AE, uma vez que este permitiu colocar o aluno como parâmetro de si mesmo, bem como potencializar a reflexão acerca do processo pedagógico, podendo promover revisões na matriz didática e metodológica, na forma de realizar as relações aluno-aluno, aluno-saber e aluno-professor. Percebemos, ainda, uma crítica ao instrumento das notas que confere aos educandos determinados estereótipos, dividindo turmas em grupos diferentes: alunos nota 10, nota 8, nota 5; capazes, incapazes; competentes, incompetentes; etc. Por fim, notamos a imbricação do conceito de avaliação classificatória, seletiva e meritocrática com uma escola reprodutivista que está pautada em um modelo social específico, numa visão de mundo onde o mérito detém espaço importante e é balizador de muitas relações, não só pedagógicas, na escola, como fora dela: nas relações sociais, no sentido mais amplo. A AE parece pretender auxiliar na construção do processo de ensino que garanta a aprendizagem de todos; está, portanto, ligada ao modelo educacional voltado à inclusão e ao sucesso coletivo. Outrossim, se a avaliação é facilitada, como percebemos na fala de alguns professores, pode ser porque os alunos não veem positividade nas práticas pedagógicas que a escola edifica ou não percebem positividade em todas as práticas. Então, elegem algumas disciplinas para as quais se colocam de forma propositiva e outras disciplinas que se colocam de forma contrária, não fazendo o mesmo grau de exigência no que tange ao seu envolvimento para com todas as disciplinas de forma equânime. Esse pode ser um dado a ser observado. Precisa ser objeto de inquirição de forma profunda. Para vencer e ganhar o diploma, muitos alunos acabam fazendo o mínimo nas disciplinas – considerando a atribuição que PROFRJ faz de que eles passaram a avançar de um ano para o outro, mesmo não tendo se dedicado da melhor forma para determinadas disciplinas. CONSIDERAÇÕES FINAIS O EMP desenvolveu-se em condições históricas peculiares. Esteve inserido no apelo nacional por mudanças no Ensino Médio. Nele, a AE teve um papel importante, pois possibilitou que se questionassem as bases epistemológicas e ideológicas da escola de nível médio. Tanto é

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz