Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

79 Jonas Tarcísio Reis cipalmente pelo fato das “avaliações serem por área de conhecimento” e não mais por disciplinas apenas. (RIO GRANDE DO SUL, 2012). Por sua vez, PROFRY identificou na comunidade da escola uma dificuldade para explicar que as avaliações haviam mudado de números para conceitos. Os pais não sabiam o que era o conceito de CPA numa área de conhecimento que tinha quatro disciplinas. Portanto, o professor menciona a dificuldade para explicar o fenômeno novo no campo avaliativo porque a tradição no sistema de ensino era de notas, a quantificação do conhecimento. “[...] A escola é um microcosmo da sociedade abrangente, a gente sabe disso, ela reflete todas as dificuldades e mazelas da sociedade abrangente. Os pais tiveram grande dificuldade em entender – e não entenderam, na minha opinião – exceto aqueles que, enfim, tinham alguma relação com a educação, tiveram grande dificuldade em entender o que era AE e por quê o conceito, pois eles não enxergavam no boletim do filho, mas eles não sabiam se um CPA, por exemplo, se o filho dele tava bem ou mal, tava mal e o que ele precisava, porque ele tinha um CPA em uma área do conhecimento e o pai não sabia exatamente como é que ele tava nas demais disciplinas. Então, de certa forma, eles viram isso como um mascaramento da avaliação. A gente teve grande dificuldade para esclarecer isso, porque tinha dificuldade com os professores, mesmo que fizesse o debate. Dentro da escola, por exemplo, em uma entrega de boletins ou em uma reunião de pais, havia as intervenções, com críticas em relação a isso e, obviamente, é muito mais fácil tu conquistares o senso comum do que poder explicar alguma coisa que seja um pouco mais complexa e que esteja fora do senso comum. Então, teve grande dificuldade de entendimento da comunidade escolar em relação a isso, mesmo alguns alunos tiveram dificuldade em entender a lógica da AE”. (PROFRY, grifos nossos). A lógica da meritocracia é inerente à forma de organização da sociedade. Dessa forma, uma avaliação seletiva e classificatória inevitavelmente será vista como natural, uma vez que a meritocracia é tomada como uma forma comum de organização das relações sociais. Essa forma de organização das relações sociais se reflete, dentro da escola, fazendo permanecer enraizada uma fórmula avaliativa altamente excludente. As-

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