Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

76 Avaliação emancipatória no Ensino Médio Politécnico resultados aos processos de aprendizagem. Escolher entre notas e entre conceitos é simplesmente escolher o método de expressão da avaliação, da forma como se observa o processo de ensino-aprendizagem, aferindo a ele um grau valorativo. No que diz respeito ao princípio emancipatório e à interpretação dos êxitos e fracassos nas ações que podem ou não produzir aprendizagem, destacamos a fala do PROFRB, que refere a positividade da autoavaliação para os educandos perceberem os meandros das suas aprendizagens, sendo sujeitos ativos no processo pedagógico relacional. “[...] Eu acho que é uma compreensão superior, [...] do direito à aprendizagem do aluno: recuperação daqueles conceitos que eles não conseguiram compreender como importantes mesmo, que tenham atingido outros objetivos, uma compreensão de ciência mais globalizada, avaliação por área e não por disciplina, do foco no aluno, da autoavaliação também de se perceber o aluno, tentar perceber quais são os seus problemas na aprendizagem, quais são os seus avanços; conselho participativo para os estudantes participarem junto da própria avaliação. Acho que isso é positivo, que precisaria de mais tempo e mais estrutura, principalmente de recursos humanos”. (PROFRB, grifos nossos). A AE permite observar o estado da aprendizagem para produzir respostas pedagógicas. Ela permite que o aluno possa organizar a sua interação com o universo escolar e produzir conhecimento não só no movimento de acumular informações, mas no sentido lato sensu, de transformar um conjunto complexo de informações de diversas áreas, disciplinas e fórmulas metodológicas empregadas pelos professores, no arsenal de conhecimentos capaz de qualificar as ações não só dentro da escola, mas também fora dela – conforme propõem os princípios e objetivos do Ensino Médio. (BRASIL, 2012). Nessa linha reflexiva: A AE permite análises ao longo de determinados períodos, não finalizando-se e reduzindo-se em provas, testes ou trabalhos finais ao término da exposição dos conteúdos. Ela concede um tratamento especial na observação de toda a trajetória do aluno no decurso total de um período letivo específico. Ela é o somatório, a sobreposição das observações do docente e do discente acerca do processo pedagógico, no sentido colaborativo. Ela acontece de forma contínua e participativa. Objetiva formular sínteses obtendo um conceito de sucesso na produção do co-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz