Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

75 Jonas Tarcísio Reis métodos empregados para se produzir o conhecimento – verificando os avanços e as dificuldades para promover as intervenções necessárias no processo de escolarização. PROFRJ crítica a AE. Essa crítica está presente em algumas pesquisas. (GONÇALVES, 2017; MARCHETTO, 2016; ZAMBON, 2015). A melhoria nos índices de aprovação, durante o período de 2012-2014, é, por vezes, atribuída a forma de avaliação que, na opinião de docentes entrevistados em outras pesquisas também, como na de Marchetto (2016), facilitava o avanço dos alunos de um ano para outro, que envolvia diversos recursos de recuperação de conteúdos previstos no PPDA. O Gráfico I apresenta um recorte de doze anos acerca das taxas de rendimento do Ensino Médio da REE-RS: Gráfico 1 - Taxa de rendimento no Ensino Médio da REE-RS (2005-2016) Fonte: Rio Grande do Sul (2014). Os dados do Gráfico 1 revelam que nos anos 2012 a 2014 houve uma interrupção na curva descendente constatada historicamente. Diminui a reprovação e o abandono e aumenta a aprovação, apresentando uma tendência de declínio da exclusão. A tentativa do PPDA é oferecer aos alunos um apoio relacionado a repor uma série de saberes e conhecimentos dos quais mostraram carência. O PPDA objetiva que a docência possa dar atenção a todos os educandos, proporcionando, através das práticas pedagógicas, momentos diferentes de explicar as ideias, informações, conceitos e teorias trabalhadas em sala de aula, de modo a permitir que todos possam aprender. Nesse caso, podemos inferir que houve um equívoco na compreensão e na transmissão dos significados da AE, do PPDA e dos conceitos CSA, CPA e CRA. Esses três conceitos expressam três possíveis

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz