Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

74 Avaliação emancipatória no Ensino Médio Politécnico Muitas vezes, gerou um descrédito, um boicote dos professores, porque ele chegou numa exaustão que não tinha como [...]. Então, o sistema precisaria oferecer, não com o mesmo professor, mas com outros professores, fazendo PPDA, porque é uma coisa correta, o Estado pode oferecer, deve oferecer”. (PROFRB, grifos nossos). “Tínhamos um grupo de orientadores e supervisores da rede; formamos um fórum, a nossa escola foi convidada a mostrar nesse fórum como é que estávamos fazendo porque estava dando muito certo aqui na nossa escola. [...] é que o aluno só reprovaria se ele pedisse por favor para reprovar mesmo, se ele não estudasse durante o ano, se ele não quisesse, se ele não produzisse, tu eras obrigado a dar uma alternativa após a outra, como se tivesses que mastigar para o aluno e chegou em um ponto que revoltou bastante os professores: foi quando os alunos, mesmo passando por todas as questões de avaliações de recuperações, ainda teriam entre períodos letivos uma outra avaliação que era o PPDA e, mesmo assim, se reprovassem em uma área, ainda avançariam com PPDA. E aí, eu preciso pensar que o Ensino Médio frescurizou muito porque foram aprovados alunos sem interesse, foram, houve uma mistura, assim, entra qualquer um na turma. Aqui mesmo tivemos muitos casos de alunos que vinham para o social”. (PROFRJ, grifos nossos). PROFRB afirma que a AE pode ser positiva, porque retira a necessidade de ranqueamento dos alunos, podendo apontar para a recuperação dos conteúdos no âmbito dos processos de ensino-aprendizagem. Contudo, o processo do PPDA gera uma sobrecarga de trabalho aos professores, o que parece não ter sido observado pelos implementadores. Nesse processo, o aluno se auto avalia para promover a autocorreção – mesmo que de forma consciente ou inconsciente – dos processos em que se envolve para alcançar seus objetivos. Trata-se de um processo inevitável, num ato muitas vezes involuntário, que o sujeito educando promove na relação com conhecimento, com os pares e com o docente. O processo de avaliação não é simplesmente o desempenho de uma tarefa de um trabalho avaliativo, num teste ou numa prova, mas sim o movimento constante de medir as certezas e as incertezas nos

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz