Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

71 Jonas Tarcísio Reis no Google? Não seria mais lógico fazermos com que o aluno descobrisse o que fazer com essa informação? Como transformar essa informação em saber a partir daquilo que ele buscou no Google, no jornal, na revista, no livro – enfim, então, esses distanciamentos”. (PROFRJ). Destarte, ao discorrer sobre a implementação e o debate sobre o conceito de AE, GESTORZ revela que ela está coadunada a uma concepção de educação integral, no sentido de desenvolver o ser humano em todas as dimensões. Uma concepção de avaliação que objetiva analisar a evolução de cada sujeito no decurso do desenvolvimento do seu conhecimento, das suas relações com o mundo circundante na forma de dados, informações e conteúdos pela escola de nível médio. Com essa explicação, o sujeito de pesquisa revela que essa avaliação busca aperfeiçoar os instrumentos pedagógicos de modo a promover a construção da aprendizagem dos alunos em todos os âmbitos. É uma avaliação na lógica de promover diagnósticos acerca dos processos pedagógicos empregados, que podem ou não gerar positividades e negatividades, no que concerne ao desenvolvimento do ensino que pode promover a aprendizagem e esta, consequentemente, gerar a produção de conhecimento novo por parte dos alunos. Vejamos isso na fala de GESTORZ: “A AE tem por trás uma concepção de educação integral, uma educação que desenvolva todas as dimensões do ser humano, para o desenvolvimento integral do ser humano. Essa é a concepção de educação integral que só cabe dentro de uma concepção politécnica. Procura trabalhar com a compreensão da evolução de cada sujeito, de como ele amplia as suas relações com o mundo, como desenvolve seu intelecto no campo da matemática, da física, da história, do letramento. A AE não verifica os resultados pra dar um veredito. A AE diagnostica o estado de aprendizagem desse aluno e busca respostas pedagógicas pra ele continuar evoluindo. A AE é libertária, porque trabalha com o sucesso do ser humano. A avaliação está sempre relacionada à concepção de conhecimento. Uma concepção de educação integral, politécnica leva a uma AE. Uma concepção tecnicista, instrumentalista leva a uma avaliação de teste, uma avaliação classificatória, uma avaliação que não está preocupada com o sucesso,

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz