69 Jonas Tarcísio Reis “Acredito que a maior dificuldade dos professores é a forma de avaliação em forma de provas, testes: respondeu certo, respondeu errado, fazem as somas das respostas e ponto final. Não enxergam o aluno de uma forma diferente. [O aluno] é o resultado que ele dá na avaliação, na prova, no teste do trabalho feito e não de uma forma mais humana”. (PROFAM). Nos relatos vemos que os sujeitos referem uma crítica a avaliação que não considera o processo, mas apenas o produto obtido em testes e provas. Isso é feito no contexto em que são questionados quanto à implementação do conceito de AE. É natural que façam o resgate de alguns elementos que consideram negativos para reafirmar outros atribuídos à perspectiva emancipatória de avaliação. PROFMU destaca que familiares viram com certa positividade a AE no sentido de receber uma melhor descrição do processo de aprendizagem. Essa avaliação permite olhar a trajetória do aluno dia a dia e inferir, com maior precisão, seus avanços e percalços no processo formativo. Além disso, o professor destaca que com a AE é difícil utilizar frases prontas para explicar a não aprendizagem, como aquela que diz que os alunos são preguiçosos ou que eles não se esforçaram suficiente. A AE pressupõe principalmente observar o processo de ensino-aprendizagem e identificar e formular novas práticas capazes de promover a construção do conhecimento de forma mais concreta a todos os alunos. Entretanto, relata que esse tipo de avaliação exige um trabalho muito maior por parte dos docentes. Como a AE pressupunha não apenas a utilização dos procedimentos de medição e aferição de resultados dos produtos dos alunos, mas a superação das avaliações por notas e testes, PROFAM percebe que a dificuldade maior dos professores se encontrou no seu atrelamento ontológico ao conceito tradicional de avaliação quantificadora. A fala de PROFMR é elucidativa e se coaduna ao pensamento da AE, que não só considera a avaliação do produto como importante, mas entende que o processo e as demonstrações do aluno no dia a dia conformam um conjunto de elementos capaz de dar melhor diagnóstico ao processo de ensino-aprendizagem, que pode levar ou não a construção do conhecimento. Do ponto de vista da avaliação como instrumento que busca acompanhar o processo de aprendizagem como um todo, e não apenas como objeto de testagem – de verificação da capacidade de memoriza-
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