65 Jonas Tarcísio Reis que possamos elucidar melhor os caminhos trilhados pelos produtores e atores da implementação e conhecer, assim, as características e as dimensões das partes que compõem o todo, e as propriedades do objeto em questão. (TRIVIÑOS, 2015). O materialismo histórico dialético é um método capaz de analisar a realidade humana social nos seus meandros, na sua complexidade, pois não se contenta em ficar na aparência, vai à essência fenomênica para dar conta de construir uma explicação integral, uma visão holística da realidade. Para a coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada e a análise documental. (SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009, p. 11). Coletamos dados em quatro diferentes escolas que implementaram o EMP em Porto Alegre. Analisar, a partir das escolas, permitiu à pesquisa lançar mão e acessar uma riqueza não encontrada no Documento Orientador (RIO GRANDE DO SUL, 2011) nem no Regimento Padrão (RIO GRANDE DO SUL, 2012), tampouco nos registros existentes da política (sejam eles pesquisas, matérias de jornais ou relatos sobre a implementação na mantenedora). Criamos nomes fictícios para cada um dos participantes. Para gestores e formuladores, utilizamos o prefixo GESTOR (foram entrevistados a Ex-Coordenadora do Ensino Médio Politécnico da e o Ex- -Secretário da SEDUC-RS do Governo Tarso Genro), seguido de uma letra qualquer do alfabeto. Para os professores das escolas, utilizamos o prefixo PROF, seguido de duas letras quaisquer do alfabeto. Escolhemos quatro escolas, para realizar a entrevista com os professores que participaram na época da implementação do EMP, que atuaram na coordenação pedagógica, equipe diretiva e sala da de aula. Entrevistamos dois professores de cada escola, sendo que um deles era professor atuante durante o processo de implementação do EMP e o outro compunha a equipe diretiva da instituição à época. Escolhemos escolas de diferentes regiões da cidade: uma da Zona Norte; da Sul; do Centro; uma quarta de um contexto de alta vulnerabilidade social. AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA: CAMINHOS, POLÊMICAS E DESAFIOS Ao observarmos as conceituações e os princípios que organizam a avaliação emancipatória, destacamos quatro conceitos básicos a ela
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