Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

64 Avaliação emancipatória no Ensino Médio Politécnico das altas taxas de abandono e reprovação (somadas geravam 30% de perdas) que historicamente o Ensino Médio da REE-RS detinha. A implementação da política educacional se deu gradualmente nos anos 2012, 2013 e 2014. O EMP previu a ampliação da carga horária de 2400 horas para 3000 horas. Isto é, de 800 horas para 1000 horas anuais. De igual forma, investiu na discussão, construção e implementação do conceito novo de Avaliação Emancipatória (AE), a qual previu o Plano Pedagógico Didático de Apoio (PPDA). Inovou ao trazer o conceito de politecnia para o debate do Ensino Médio, o que necessariamente se relaciona com o que está contido nas DCNEM, quando tratam do trabalho como princípio educativo. O EMP tinha o compromisso de produzir uma formação humana perspectiva, voltada para o exercício da cidadania de forma autônoma e crítica. (RIO GRANDE DO SUL, 2011). A proposta do EMP parece avançar principalmente no âmbito que se compreende enquanto Avaliação Emancipatória (AE). Esta proposta de avaliação parece admitir um caráter formativo permanente, cumulativo, capaz de determinar diagnósticos precisos sobre as condições de ensino-aprendizagem e, consequentemente, da consecução de conhecimento. Considerando esse contexto, este capítulo objetiva analisar a implementação da AE no EMP, tentando compreender os seus limites e possibilidades nessa reestruturação curricular, buscando também: A) Desvelar o fundamento ideológico presente nos documentos e discursos coletados através de entrevistas; B) Revelar como o conceito de AE foi percebido pelos diferentes participantes da implementação do EMP. DESENHO METODOLÓGICO Esta pesquisa fundamentou-se na linha histórico-crítica, desenvolvida à luz da perspectiva dialética. A perspectiva do materialismo histórico dialético nos permite analisar o todo do objeto em estudo. O objeto possui diversas propriedades. Por exemplo, no caso da AE no EMP, se constitui em um conceito educacional implementado em um contexto específico, em um determinado tempo histórico, com uma conjuntura específica, produzida com base em pensamentos e ideias também singulares. Um grupo de educadores e agentes políticos formularam e implantaram essa política. Cabe ao estudo científico desvendar os meandros desse processo de produção e implementação, para

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz