Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

62 Avaliação em larga escala da qualidade da Educação Básica Brasileira (1980-2015) GHANEM, E. Educação escolar e democracia no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica; Ação Educativa, 2004. HARVEY, D. Condição pós-moderna. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1989. INEP. SAEB 2001: novas perspectivas. Brasília/DF, 2002. OLIVEIRA, R. P. Estado e política educacional no Brasil: desafios do século XXI. 2006. 161 f. Tese (Livre-docência)–Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. PERONI, V. M. V. Avaliação institucional em tempos de redefinição do papel do estado. RBPAE, v. 25, n. 2, p. 285-300, maio/ago. 2009. ROSIPATRÓN, V. E. El Concepto de Calidad de la Educación. Santiago, Chile: UNESCO/OREALC, 1991. SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas/SP: Autores Associados, 2008. SHIROMA, Eneida. Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. TAVARES, E. L. H. Avaliação em larga escala e qualidade da educação: um estudo a partir da visão dos sujeitos da Rede Escolar Municipal de Cachoeirinha/RS. 2013. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), 2013. UNESCO, OREALC. Educação de Qualidade Para Todos: um assunto de direitos humanos, 2008. VALDES, H. Hacia una evaluación del desarrollo y formación corporal, racional y emocional del ser humano: o caso de Cuba. In: Reflexiones en torno a la evaluación de la calidad educativa en América Latina y el Caribe. Publicado por la Oficina Regional de Educación de la UNESCO para América Latina y el Caribe (OREALC/UNESCO Santiago) y el Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la Calidad de la Educación (LLECE). Santiago, Chile; sept. 2008, p. 67-90. WERLE, F. O. C. Avaliação em larga escala: foco na escola. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Liber Livro, 2010.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz