61 Edson Leandro Hunoff Tavares _____. Protagonismos instáveis dos princípios de regulação e interfaces público/privado em Educação. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1137-1156, out./dez. 2010. ANDERSON, Perry. Balanço do Neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (orgs.). Pós-neoliberalismo - as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. BONAMINO, Alícia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012. BOTO, Carlota. A. Educação escolar como direito humano de três gerações: identidades e universalismos. Educação & Sociedade, v. 26, n. 92, São Paulo: Cortez; Campinas: Cedes, 2009. CARREIRA, Denise; PINTO; Resende, José Marcelino. Custo aluno-qualidade inicial: rumo à educação de qualidade no Brasil. São Paulo: Global; Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2007. CASASSUS, J. Evaluación Evaluativa, Segmentación Social y Perdida de Calidad. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 23, 2007, Porto Alegre. Cadernos ANPAE, n. 4. Porto Alegre, 2008, p. 1-8. COELHO, M. I. de M. Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: aprendizagens e desafios. Ensaio. Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, p. 229258, abr./jun. 2008. CORSETTI, B. A metodologia histórico-crítica e a reflexão sobre a questão do rendimento escolar no brasil. In: MARTINS, Ângela Maria; WERLE, Flávia Obino Corrêa (orgs.). Políticas educacionais: elementos para reflexão. Porto Alegre: Redes Editora, 2010. CUÉLLAR, G. R. Reflexiones Desde la Experiencia Mexicana en Evaluación Educativa. In: Reflexiones en Torno a la Evaluación de la Calidad Educativa en América Latina y el Caribe. Santiago/Chile: Oficina Regional de Educación de la UNESCO para América Latina y el Caribe (OREALC/UNESCO Santiago) y el Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la Calidad de la Educación (LLECE), sept. 2008, p. 49-66. HERMIDA, Jorge Fernando; LIRA, Jailton de Souza. Políticas educacionais em tempos de golpe: entrevista com Dermeval Saviani. Educação & Sociedade, Campinas, v. 39, n. 144, p. 779-794, jul./set. 2018. FREITAS, D. N. T. de. Avaliação e gestão democrática na regulação da educação básica brasileira: uma relação a avaliar. Educação & Sociedade, v. 28, n. 99, p. 501-521, maio/ago. 2007.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz