Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

47 AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA (1980-2015) Edson Leandro Hunoff Tavares1 Revisitar minha temática de pesquisa, referente às políticas educacionais,2 através da avaliação em larga escala3 da qualidade da educação é um desafio instigante e, ao mesmo tempo, uma tarefa complexa, isso, levando em consideração que, em nível nacional, desde o “Golpe Parlamentar do Impeachment”4, que afastou a então presidenta, eleita democraticamente, Dilma Rousseff (Partido dos Trabalhadores – PT) foi abortada abruptamente uma orientação política governamental que buscava valorizar as pesquisas acadêmicas em políticas educacionais (vide Projeto Observatório da Educação – MEC), que, por sua vez, objetivavam investigar temas relativos ao desenvolvimento da educação básica brasileira. Estamos a assistir um verdadeiro desmonte das políticas educacionais democratizantes, vigentes entre 2003 e 2014, com os governos 1 Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduado em História pela Faculdade Porto-Alegrense de Ciências e Letras (FAPA). Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Atua como professor de História nas redes escolares municipais de Cachoeirinha/RS e de Gravataí/RS. 2 “as políticas públicas de caráter social como as educacionais (políticas educacionais) são mediatizadas pelas lutas, pressões e conflitos entre elas”. (SHIROMA, 2002, p. 09). 3 [...] um procedimento amplo e extensivo, envolvendo diferentes modalidades de avaliação, realizado por agências reconhecidas pela especialização técnica em testes e medidas, abrangendo um sistema de ensino, ou seja, todas as escolas de um determinado nível ou série deste sistema, mesmo que utilizando procedimentos amostrais, na maior parte das vezes voltada predominantemente para o foco da aprendizagem dos alunos e com a finalidade de obter resultados generalizáveis ao sistema. Portanto, a avaliação de larga escala sempre é uma avaliação externa às instituições escolares avaliadas. O interessante de agregar o termo avaliação externa com a informação de que é “em larga escala” é que indica o tipo de avaliação e sua abrangência. (WERLE, 2010. p. 22). 4 Demerval Saviani em entrevista: “É nesse contexto que ocorreu no Brasil, em 31 de agosto de 2016, o golpe mediante o qual o Senado Federal destituiu Dilma Rousseff da presidência da República. Ao desrespeitar a Constituição, depondo uma presidenta que não cometeu crime algum, quebrou-se a institucionalidade democrática. Sem crime, a presidenta, na vigência do regime democrático, só poderia ser julgada pelo próprio povo no exercício de sua soberania”. Jorge Fernando Hermida e Jailton de Souza Lira Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 144, p.779-794, jul.- set., 2018.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz