Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

44 Avaliação em larga escala na Rede de Colégios Maristas RS REFERÊNCIAS BARREIROS, D. R. O discurso das propostas curriculares: em questão a classificação ou o aprendizado? In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu-MG. Anais... Intelectuais, conhecimento e espaço público, 2001. BELLONI, I. Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação. Linhas Críticas, v. 5, n. 9, jul./dez. 2009. BOURDIEU, P. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. CAMPEÃO, M. R. A. Um estudo de caso sobre a história de instituições educativas: o Colégio São José/ Montenegro/RS. São Leopoldo, 2006. Disponível em: <http://biblioteca.asav.org.br/vinculos/tede/Um estudo de caso.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2014. CORSETTI, B. Políticas extraterritoriais de seus desdobramentos na educação brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO – ENDIPE, 16., 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. v. 1, p. 1-12. DANIELI, L. P.; SCHNEIDER, M. P. Inter-relações entre Enem, concepções de qualidade e ações desenvolvidas em colégios do Grupo Marista. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2014. DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. de; SANTOS, C. de. A. Qualidade da educação: conceitos e definições. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007. Disponível em: <http:// bit.ly/2J0oiYb>. Acesso em: 20 fev. 2013. FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1999. FURET, J. Vida de São Marcelino José Bento Champagnat. São Paulo: Loyola: SIMAR, 1999. p. 1-42. INSTITUTO DE AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (INADE). [2013]. Disponível em: <http://avaliacaoinade.com. br/>. Acesso em: 1 set. 2013. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Fundamentação Teórico-Metodológica. Brasília: INEP, 2005.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz