43 Simone Martins da Silva CONSIDERAÇÕES FINAIS Dentre as diversas contribuições que este estudo pode representar, destaca-se, inicialmente, que as opções pela sustentabilidade social (marca marista) e financeira da Província Marista do Rio Grande do Sul estão amparadas no Planejamento Estratégico 2012-2022 e serão implementadas por meio de documentos balizadores da proposta educativa, como o Projeto Educativo e as Matrizes Curriculares do Brasil Marista. A análise dos dados das avaliações em larga escala ENEM e SIMA, apontam que os Colégios da Rede Marista não vêm apresentando, ainda, resultados que expressam melhoria na qualidade da educação Marista, considerando os referencias e índices. Porém, constata-se que os resultados nas avaliações em larga escala ENEM e SIMA têm auxiliado a equipe de dirigentes locais, na perspectiva diagnóstica, no planejamento, implementação, execução e avaliação de Planos de Ação Locais, visando o aperfeiçoamento de processos, práticas e atitudes que, a médio e longo prazo podem sim auxiliar na melhoria na qualidade educacional ofertada. Mediante estas constatações, o estudo proposto também permitiu concluir que somente os resultados das avaliações em larga escala não são suficientes para trazer todas as respostas necessárias para garantir uma educação de qualidade, e que esses, necessariamente, precisam ser relacionados com indicadores do contexto social, econômico, cultural e político, e também com aspectos identitários da Instituição. No caso específico da Rede Marista/RS, ela vem crescendo em número de estudantes nos últimos anos, conforme aponta o Relatório Social da Província Marista (UMBRASI, 2013), indicativo de que as famílias reconhecem os valores da identidade da Instituição, também como indicadores de qualidade da educação. Ciente das contribuições, bem como das limitações e incompletudes devido à abrangência e à complexidade da temática, considera-se que este estudo abre espaço para que outros aspectos da proposta educativa marista sejam investigados, como as metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem, tema que também merece destaque, considerando a especificidade da pedagogia e do currículo Marista frente aos desafios contemporâneos do atual cenário educacional.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz