42 Avaliação em larga escala na Rede de Colégios Maristas RS “Na minha opinião não trazem todas as respostas para evidenciar a excelência humana e acadêmica mas dão um norte importante para planejamento, execução e avaliação. Cada estudante é um indivíduo com características e necessidades diferentes. Ainda existem a possibilidade de fatores aleatórios que podem interferir nos resultados de cada um destes estudantes”. A quarta e última categoria relaciona-se à “identidade humanista da instituição” frente a posicionamentos que atendem também a interesses de um mercado educacional. Esta categoria se torna importante ser problematizada no estudo porque, de acordo com a Visão do PE da Província Marista do RS 2012-2022 (2012), a Rede de Colégios quer tornar-se Rede líder em educação integral, conforme macro-objetivo do PE (2012), implantando paradigma pedagógico-pastoral de qualidade humana e acadêmica nos serviços. De acordo com 13 gestores, os sinais da identidade humanista Marista são percebidos, em parte, nos processos de realização das avaliações em larga escala ENEM e SIMA e, para 5, esses sinais podem ser percebidos na totalidade. Analisando as respostas dadas sobre esta questão percebe-se que os sinais da identidade institucional humanista são mais visíveis na forma (didática da pedagogia Marista), como gestores, dirigentes da Rede e professores planejam e implementam os processos. Quando chega à fase de execução e avaliação desses mesmos processos, os sinais da identidade humanistas da Instituição são menos percebidos, como destaca um entrevistado “Ainda percebo um conflito e necessidade de organizarmos o processo de modo que o trabalho com valores maristas e as competências e habilidades exigidas nas avaliações de larga escala possam trabalhar para o mesmo objetivo: a formação integral”. “Para concretização e utilização das Matrizes Curriculares do Brasil Marista, são necessários que os conceitos fundamentais objeto de estudo, eixo estruturante, competências, e conteúdo nuclear sejam incorporados na prática educativa”, considera um gestor na entrevista, ou seja, tais documentos precisam ser significados e revelados no cotidiano escolar por meio de processos, práticas e atitudes.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz