40 Avaliação em larga escala na Rede de Colégios Maristas RS mos a fidelização não somente com base nas avaliações porque são resultados baixos, mas também, pela condução de alguns processos-chave da escola”. Em relação ao processo de captação de novos estudantes, acontece uma avaliação por parte dos gestores, aproximada à da fidelização. Do total de respondentes, 11 também avaliam que os resultados que vêm sendo obtidos nas avaliações em larga escala vêm contribuindo em parte para o processo de captação de novos estudantes/famílias, e 7 dizem que totalmente. A partir de comentários dos gestores, percebe-se que as famílias têm procurado a Instituição Marista para além do desempenho acadêmico, relata outro entrevistado: “Há famílias e estudantes que comentam que sua escolha pela escola está relacionada a um bom resultado no ENEM e à formação em valores humanos. Assim, embora o nosso resultado no ENEM não seja o melhor da cidade, sua combinação com os demais aspectos desenvolvidos na escola contribui pela sua escolha”. Ao entrevistar novas famílias, estes aspectos se confirmam via resposta dada à Entrevista de Ingresso. Entre os aspectos predominantes nas respostas estão os relacionados a valores humanistas, disciplina, espírito de família e, também em algumas unidades, “desempenho acadêmico”. O que podemos inferir também, como hipótese, é que os aspectos humanistas ainda podem estar se sobressaindo perante os acadêmicos, na percepção das famílias. Porém, para uma Rede que quer ser Líder de Ensino em 2022 e que tem uma visão de excelência no horizonte (humana e acadêmica), convergir esforços para que a cultura de interpretação que a comunidade pode estar fazendo sobre a educação Marista reverta-se, no mínimo, para o desenvolvimento destes aspectos na mesma proporção, pode representar o caminho que deve continuar a ser trilhado. A terceira categoria problematiza “as contribuições dos resultados das avaliações em larga escala” ENEM e SIMA na implementação de processos que contribuam para a melhoria da qualidade da educação, nos Colégios da Rede Maristas/RS. De acordo com Dourado, Oliveira e Santos (2007) existem muitas maneiras desse debate ser enfrentado, e apontam algumas possibilidades, como análise do processo de organização do trabalho escolar, condições de trabalho, programa de formação,
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz