Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

39 Simone Martins da Silva Estabelecendo considerações acerca dos resultados de IQA que os Colégios Maristas obtiveram no Ensino Médio, nos últimos anos, percebe-se que a maioria dos colégios também não atingiu o percentual mínimo de referência. Outra constatação é que os resultados de médias anuais de IQA não apresentam melhoria contínua, tendo inclusive decréscimos. Em 2013, apresentou a melhor média de IQA no EM, porém decaiu em 2014. A média dos resultados de IQA EM expressam que apenas de 3,3 do mínimo recomendável pelo INADE, de 6,3, está sendo entregue à comunidade, o que significa que a Rede, nos últimos quatro alcançou no Ensino Médio, apenas o percentual de 52,38% estabelecido pelo INADE, como referência de qualidade educacional. Não se consegue perceber ainda, quantitativamente, através dos resultados das avaliações em larga escala ENEM e SIMA, expressos neste estudo, melhorias na qualidade da educação que está sendo promovida na Rede, tendo como base os índices de referência destas avaliações. Nesta pesquisa, tendo como conceito de qualidade da educação, os indicadores referenciais das avaliações em larga escala, percebe-se que a Rede não alcança tais índices de qualidade estabelecidos interna e externamente à Rede. No cenário educacional gaúcho, atualmente, a Rede de Colégios Marista destaca-se pela tradição, identidade humanista e outros indicadores que as famílias também atribuem como valor de qualidade, do que propriamente pelos resultados acadêmicos que vem produzindo. Do total de Colégios da Rede apenas um, o Colégio 12, sobressai-se no cenário estadual, há alguns anos dentre as 10 melhores escolas do estado e em 2014, a Rede Marista/RS não teve nenhuma escola dentre as 100 mais bem colocadas no Exame Nacional do Ensino Médio. (MEC, 2014). Além do desempenho quantitativo nas avaliações em larga escala ENEM e SIMA, temos também como referência os comentários dos gestores às questões relativas às repercussões destes resultados. Do total de respondentes, 10 avaliam que os resultados obtidos nas avaliações em larga escala vêm ajudando, em parte, nos processos de fidelização de estudantes/famílias às unidades e 8 afirmam que totalmente. Pelas respostas, a hipótese é de que possa haver dúvidas por parte dos gestores, quanto à efetiva contribuição dos resultados para o processo de fidelização, tendo em vista que a maioria destes não atingem os índices de referências interno e externo, afirma um dos entrevistados: “Aumenta-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz