Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

38 Avaliação em larga escala na Rede de Colégios Maristas RS Assim como nos resultados do ENEM, a intenção é também problematizar que, mesmo que a Rede esteja mais aproximada da proficiência máxima, no SIMA, e que, dirigentes da Rede e gestores das Unidades, juntamente com as equipes estejam construindo Planos de Ações Locais na perspectiva diagnóstica, os índices de referência destas matrizes de avaliações não estão sendo alcançados. Recorreu-se também aos resultados do IQA EM, da Rede Marista/RS indicador este que apresenta considerações sobre a qualidade da aprendizagem que está sendo oferecida nas unidades, conforme dados da Tabela 5. Como índice de referência, o INADE apresenta a média mínima desejável de 6,3 de IQA, a ser atingida pela escola. Este índice assegura que a escola estará com um percentual aceitável de estudantes em cada nível de aprendizagem (5% no Abaixo do Básico, 25% no Básico, 45% no Adequado e 25% no Avançado) em cada nível de ensino. Tabela 5 - IQA: Ensino Médio Colégios 2010 2011 2012 2013 2014 Média IQA Colégio Variação IQA Colégio 1 3,6 4,4 3,8 3,7 3,8 3,9 0,06 Colégio 2 2,8 1,9 2,7 3,4 2,7 2,7 -0,04 Colégio 3 3,9 3,1 4 3,8 3,7 3,7 -0,05 Colégio 4 4,2 3,3 4,3 3,7 3,8 3,9 -0,10 Colégio 5 3,1 2,4 3 2,5 2,7 2,7 -0,13 Colégio 6 2,7 3,3 2,9 3,7 3,1 3,1 0,15 Colégio 7 2,2 2,4 3,3 2,7 2,6 2,6 0,18 Colégio 8 3,7 3,4 3 3,4 3,3 3,4 -0,11 Colégio 9 ... ... 2,7 3,1 2,9 2,9 0,07 Colégio 10 3,1 3,5 3,1 3,5 3,3 3,3 0,06 Colégio 11 3,5 4,1 3,4 3,2 3,5 3,5 0,00 Colégio 12 5,1 4,8 5,3 5,3 5,1 5,1 0,00 Colégio 13 2,2 2,7 3,6 3,7 3 3,0 0,36 Colégio 14 4,8 3,5 4,1 2,8 3,8 3,8 -0,21 Colégio 15 3,4 2,9 4 3,6 3,4 3,5 0,00 Colégio 16 3,2 2,4 3,8 2,8 3 3,0 -0,06 Colégio 17 3,2 3 4,4 3,2 3,4 3,4 0,06 Colégio 18 2,8 3,1 3,2 3,8 3,2 3,2 0,14 Média IQA Rede 3,3 3,1 3,5 3,4 3,3 3,3 Fonte: adaptada de SIMA/INADE (2014).

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz