Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

36 Avaliação em larga escala na Rede de Colégios Maristas RS Cruzando a orientação descrita nos documentos PEM, Regimento Escolar - RE (USBEE, 2010) com as respostas dos gestores, percebe-se que eles estão conseguindo interpretar em parte a orientação descrita nos documentos. Conforme análise feita, 17 gestores avaliaram o diretor e, 11 o vice-diretor com o grau máximo de responsabilidade estratégica sobre os processos educacionais. Porém, 17 gestores atribuíram o grau máximo de responsabilidade sobre os resultados de ensino e aprendizagem dos estudantes ao setor de supervisão pedagógica e 12 ao de orientação educacional. Nesta análise, pode-se concluir também que o setor de Supervisão Pedagógica, aos olhos da maioria dos gestores entrevistados, é o setor responsável, no planejamento, execução e avaliação dos processos educacionais. “Trata-se de um processo ainda muito centrado na Supervisão Pedagógica principalmente. A Direção ainda não ocupa o devido lugar no processo”, comentou um gestor. Vale também registrar que, tal percepção confirma implicações para o setor de Supervisão Pedagógica, da atribuição de responsabilidade para com todos os processos educacionais da instituição, o que confirma a fala de outro gestor que diz: Acredito que os setores com maior responsabilidade são a coordenação pedagógica e orientação educacional por ter que levar a efeito o planejamento e execução para possibilitar ao estudante sucesso em sua avaliação. Os outros também são envolvidos, mas não com o mesmo grau de responsabilidade. A segunda categoria diz respeito às “repercussões dos resultados das avaliações em larga escala”: se os resultados obtidos nos últimos quatro anos, nas avaliações em larga escala nos Colégios da Rede Marista/RS demonstraram melhorias na qualidade da educação ofertada. As tabelas 1, 2, 3 e 4 auxiliam na organização e interpretação dos dados: Tabela 1 - ENEM: Proficiência Máxima Nacional Área do Conhecimento 2010 2011 2012 2013 Linguagens e Códigos 810,10 795,50 817,90 888,70 Matemática 973,20 953,00 955,50 901,30 Ciências Humanas 883,70 793,10 864,90 971,50 Ciências da Natureza 844,70 867,20 874,90 813,30 Fonte: adaptada de INEP (2014).

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz