Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

35 Simone Martins da Silva das potencialidades para enfrentar situações de vida escolar e social, simples e complexas, do mundo contemporâneo, conforme objetivos descritos no PEM. (UMBRASIL, 2010). Atualmente, participam do SIMA estudantes do 5º ano e da 8ª série e /ou 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Os resultados podem fornecer um diagnóstico sistêmico das habilidades cognitivas e dos conhecimentos dos alunos, aferindo até que ponto eles desenvolveram os saberes escolares fundamentais em cada um desses segmentos de ensino, a partir das condições socioculturais em que estão inseridos. Conforme, Bourdieu (1998), embora o aspecto econômico seja importante para a análise da questão, há também a dimensão cultural que, como um bem, é capaz de favorecer o desenvolvimento dos estudantes na escola, transformando-se em um tipo de capital que pode ser mobilizado para influenciar o sucesso escolar: aspecto que chamou de “capital cultural”. A avaliação em larga escala do Brasil Marista (SIMA), conforme o fundamento de sua concepção, não se trata unicamente de uma avaliação de desempenho, embora os resultados possam fornecer dados nesse sentido. O foco dos indicadores também está nos processos, sendo uma das formas, assim como em outros instrumentos avaliativos, para se conhecer a realidade sociocultural dos estudantes, saber onde se encontram os erros, na busca por minimizá-los, e multiplicar os acertos e as práticas que estão obtendo sucesso. Neste sentido de análise, o SIMA é concebido em torno de um modelo conceitual que considera os insumos, os processos e os resultados do sistema escolar. DA ANÁLISE DE DADOS DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: ENEM E SIMA Realizou-se a análise de dados das avaliações em larga escala ENEM e SIMA, obtidos por meio de relatórios e entrevista realizada com gestores dos colégios (diretor ou vice-diretor) que foi organizada em categorias. A primeira categoria “sujeitos envolvidos” no planejamento, execução e avaliação da qualidade educacional promovida nos Colégios da Rede Marista refere-se à interpretação dos gestores sobre a afirmação que os mesmos são os responsáveis, a partir de uma matriz de indicadores, na instância escolar, dos processos de avaliação e de qualidade da educação. (UMBRASIL, 2010, p. 100).

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz