34 Avaliação em larga escala na Rede de Colégios Maristas RS de instituições como o Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional (INADE), a avaliação em larga escala também tem o propósito do aperfeiçoamento de projetos, de auto avaliação de escolas e sistemas e do diagnóstico de situações escolares. (INADE, 2013, p. 6). DO SISTEMA MARISTA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA - SIMA A Rede Marista de Educação foi pioneira na criação e aplicação de um sistema de avaliação em larga escala interna: o SIMA. Foi o primeiro sistema de avaliação em larga escala criado para ser realizado em escolas particulares do Brasil. Nacionalmente, o Sistema Marista de Avaliação (SIMA) existe desde 1999 e teve sua primeira implementação na Província Marista Centro-Norte. A partir de 2007, os estudantes dos Colégios da Província Marista do Rio Grande do Sul também começaram a participar do SIMA. Atualmente, o SIMA está implementado em todo o Brasil Marista e é um dos sistemas de avaliação em larga escala que analisa o ensino e aprendizagem dos estudantes nas quatro áreas do conhecimento. O principal objetivo desse Sistema é avaliar o processo educacional como um todo, através da aplicação de testes e questionários que detalhem o perfil do aluno, da família, do professor, da equipe técnica e direção da escola, cruzando indicadores socioculturais que podem interferir nos processos de ensino e aprendizagem. Por exemplo, a Prova Brasil e o SAEB avaliam somente as disciplinas de Português e Matemática, e o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), aplicado em 56 países, abrange apenas os conteúdos de leitura, Matemática e Ciências e não cruza indicadores internos e externos à escola, como o nível sociocultural, para análise dos resultados. No SIMA, os componentes curriculares avaliados no Ensino Fundamental são: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História e, no Ensino Médio, os mesmos componentes, porém com o desdobramento das Ciências em Física, Química e Biologia. A realização do SIMA em anos consecutivos tem permitido um estudo longitudinal do processo educacional, constituindo uma série histórica de mudanças ocorridas ao longo dos anos no Brasil Marista. Além disso, tem sido uma possibilidade de avaliar, anualmente, o desempenho dos estudantes, o preparo para o desenvolvimento máximo
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz