Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

32 Avaliação em larga escala na Rede de Colégios Maristas RS a falta de qualificação profissional, o esvaziamento dos conteúdos escolares e a desqualificação das instituições educacionais. Endividados, sem poder de competitividade e sem créditos no exterior, os países latino-americanos, incluindo o Brasil, renderam-se ao BM, ao FMI e ao Grupo dos Sete, forças hegemônicas com capacidade para tomar decisões de impacto global, impor políticas macroeconômicas, aprovar ou suspender créditos e projetos para os Estados capitalistas devedores. Essas decisões impactam diretamente os contextos econômico, social e político dos países devedores, pressionando-os, internamente, a criarem políticas públicas nessas áreas, seguindo uma lógica ideológica. Compreender que o BM precisou acompanhar e regular o valor emprestado aos países devedores e que, para tal, precisou criar mecanismos que avaliassem/medissem o potencial de pagamento dessa dívida, é simples. Mais complexo, talvez, em um primeiro momento, seja mapear esses mecanismos inseridos em cada país e identificar como esses mecanismos influenciam as políticas públicas (ou o setor privado) de educação. Entende-se que as formas como os sistemas de avaliação em larga escala da Educação Básica operam hoje, em um contexto no qual os processos de envolvimento das políticas educacionais são evidentes, deve mobilizar a reflexão crítica dos principais elementos desta avaliação e destacar a importância de a discussão ocorrer no âmbito escolar e acadêmico. A avaliação em larga escala pode designar a avaliação de uma instituição, realizada por profissional ou empresa especializada nesse tipo de consultoria, abrangendo todo o escopo ou apenas parte das ações institucionais. É um procedimento amplo e extensivo, envolvendo diferentes modalidades de avaliação, realizado por agências reconhecidas pela especialização técnica em testes e medidas, abrangendo um sistema de ensino, ou seja, todas as escolas de um determinado nível ou série desse sistema, mesmo que utilizando procedimentos amostrais, na maior parte das vezes com foco predominante na aprendizagem dos alunos e com finalidade de obter resultados generalizáveis ao sistema. Portanto, a avaliação em larga escala sempre é uma avaliação externa às instituições escolares avaliadas. O interessante de agregar o termo avaliação externa com a informação de que é “em larga escala” é que indica o tipo de avaliação e sua abrangência. (WERLE, 2010, p. 22).

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz