Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

302 A qualidade da educação e o Programa Universidade Para Todos: o que diz... nas comunidades de pesquisa. Sob uma perspectiva bourdieana, temos representado, no escopo desta investigação, um desenho panorâmico dos modus de produção de conhecimento das temáticas articuladas entre o período de 2010 e 2018, ou seja, uma das facetas do campo de pesquisa da Qualidade da Educação e do PROUNI. Reafirmamos que esta investigação se estabelece como um primeiro movimento no entendimento destas temáticas frente a produção do conhecimento científico. REFERÊNCIAS BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: EdUNESP, 2004. BRASIL. Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos – Prouni, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de janeiro de 2005, Seção 1, p. 7, 2005. CASTRO, L. da. S. O Programa Universidade para Todos – uma análise da democratização do acesso numa IES privada do Distrito Federal (2011 a 2015). 2016. 236 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília. 2016. CATANI, A. M.; OLIVEIRA, J. F. de. Acesso e permanência no Ensino Superior: capacidades, competição e exclusão Social. In: SEVERINO, A. J.; FAZENDA, I. C. A. (org.). O ensino nacional em questão. Campinas: Papirus, 2003. COSTA, D. D. da.; FERREIRA, N. I. de. B. O PROUNI na educação superior brasileira: indicadores de acesso e permanência. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 141-163, mar. 2017. DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação superior no Brasil: múltiplas regulações e controle. RBPAE, Goiânia/GO, v. 27, n. 1, p. 53-65, jan./ abr. 2011. FERREIRA, N. S. de. A. As Pesquisas Denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano 23, n. 79, ago. 2002. FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em Educação Matemática: o caso da produção científica em cursos de Pós-Graduação. 1994. 425 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, 1994.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz