Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

301 Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura e Juliana Milcharek balhos de doutoramento, na relação percentual temos cerca de 80,95% das investigações do corpus de análise sendo oriunda de dissertações, e apenas 19,05% estudos no formato de teses doutorais. O estudo evidenciou uma preocupação por parte das comunidades de pesquisa em compreender os fenômenos articulados da Qualidade da Educação no contexto do PROUNI, a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Este aspecto é percebido a partir do conjunto de comunidades distintas que se apresentam no cenário: Programas de Pós-Graduação em Educação, Programas de Pós-Graduação em Economia e Programas de Pós-Graduação em Administração. Mesmo que majoritariamente, compreender esta relação fica a cargo dos Programas de Pós-Graduação em Educação (cerca de 71% de todo o corpus de análise), é interessante pensar que áreas sem tradição em investigação das temáticas, se debrucem no entendimento dos fenômenos correlatos. Porém, não devemos deixar de levar em consideração, em nossas análises, que os Programas de Pós-Graduação em Economia e Administração trazem uma compreensão da Qualidade da Educação vinculada ao PROUNI, dentro de uma lógica de eficiência e eficácia, característica destes campos do saber. A aproximação com o campo de estudo possibilitou compreender as diferentes relações estabelecidas entre a Qualidade da Educação e a política pública do Programa Universidade para Todos (PROUNI), de forma a nos permitir identificar as principais categorias/temas de estudo privilegiadas pelos Programas de Pós-Graduação stricto sensu brasileiros. Além disso, possibilitou perceber a forma como estes estudos se articulam no tratamento das mesmas pelas comunidades de pesquisa. Desta forma, conseguimos elencar, a partir do escopo de pesquisa, 4 (quatro) categorias temáticas que deram ênfase na construção desse Estado de Conhecimento. São elas: Política Pública de Inclusão da Educação Superior; Gestão da Educação Superior; Avaliação – Indicadores da Educação Superior; e Acesso, Permanência e Evasão na Educação Superior. O estudo aqui apresentado apontou para a complexidade existente nas relações estabelecidas entre a Qualidade da Educação e o PROUNI, levando em consideração a perspectiva das comunidades de pesquisa brasileira (Programas de Pós-Graduação). Um elemento importante a ser considerado no entendimento deste complexo está na forma multidiversa que se apresentam os temas que se articulam aos estudos das temáticas, evidenciando assim a diversidade vinculada às distintas perspectivas de produção do conhecimento científico presentes

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz