300 A qualidade da educação e o Programa Universidade Para Todos: o que diz... presentes nos Programas de Pós-Graduação (tabela 02) aqui expressados. Cada um, opera dentro de um paradigma distinto, com problemáticas e epistemologias próprias dos campos de investigação, como é o caso da Economia, da Administração e mesmo da Educação. Porém esta diversidade é fundamental para que consigamos construir uma leitura mais próxima da realidade no que tange os movimentos articulados entre Qualidade da Educação e a política pública do PROUNI. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A partir do estudo aqui apresentado, temos na utilização dos princípios de estado do conhecimento uma importante ferramenta no entendimento dos processos de construção do conhecimento, já que esta metodologia permite caracterizar a pesquisa em seus diferentes elementos, evidenciando as temáticas e abordagens adotadas para o desenvolvimento do estudo em destaque. Este trabalho possibilitou uma aproximação com os conhecimentos produzidos pelos “jovens pesquisadores” a partir de suas teses e dissertações, no sentido de possibilitar a compreensão e a caracterização do campo de pesquisa no qual se apresentam as temáticas articuladas Qualidade da Educação e PROUNI. Dentro da concepção de utilização de princípios de Estados de Conhecimento, em seu caráter histórico-bibliográfico, vinculado a uma perspectiva exploratória-investigativa, de abordagem inventariante e descritiva, acreditamos que seja possível compreender os diferentes movimentos de produção de conhecimento dentro das comunidades de pesquisa, no caso do estudo aqui apresentado, estas comunidades de pesquisa se traduzem nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu brasileiros. Um aspecto importante que a produção dos dados de nossa investigação mostrou, está na relação quantitativa entre estudos produzidos por mestrandos e doutorandos que articulam as temáticas da Qualidade da Educação e PROUNI. Isso é importante, pois nos ajuda a compreender, em alguma medida, o relativo nível de aprofundamento teórico-metodológico no trato com as temáticas (dissertações e teses). Boa parte do material empírico - bibliografias - é oriunda de dissertações de mestrado, cerca de 300% a mais do que as teses produzidas no mesmo período (2010 - 2018). Percebemos aqui um estímulo em estudos no nível de mestrado (dissertações), em comparação com os tra-
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz