299 Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura e Juliana Milcharek demonstramos na tabela 03. As categorias Avaliação – Indicadores da Educação Superior e Gestão da Educação Superior surgem no contexto da produção acadêmica em menor número, respectivamente 19,04%. Já a categoria Política Pública de Inclusão da Educação Superior aparece representando mais de um quarto de toda a composição do corpus, cerca de 28,57% de toda a produção acadêmica presente. Por fim, a categoria que aparece com maior expressividade no conjunto é Acesso, Permanência e Evasão na Educação Superior, com cerca de 33,33%. Tabela 03 - Síntese da Bibliografia Categorizada evidenciando a relação entre as categorias/temas emergentes do corpus de análise e sua quantificação CATEGORIAS/TEMAS N %APR Política Pública de Inclusão da Educação Superior 6 28,57 Gestão da Educação Superior 4 19,04 Acesso, Permanência e Evasão na Educação Superior 7 33,33 Avaliação – Indicadores da Educação Superior 4 19,04 TOTAL 21 100 Fonte: produzida pelos autores. Os estudos que versam sobre o PROUNI de maneira geral, se apresentam a partir de diferentes perspectivas e abordagens no entendimento dos fenômenos relacionados ao Programa. Entendemos que as categorias de análise emergentes acabam por evidenciar esse modus operante da pesquisa sobre a temática. As categorias emergentes acabaram traduzindo em alguma medida (nesse sentido que fizemos a transposição de categorias à temas) os interesses das comunidades de pesquisa, claro que há temas que acabaram não sendo evidenciados, mas lembramos que o estudo aqui apresentado se desenvolve sobre a perspectiva de teses e dissertações disponibilizadas pela Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT). Os dados evidenciados acabam por demonstrar a complexidade no qual se estabelecem as relações entre a Qualidade da Educação e o PROUNI, na perspectiva das comunidades de pesquisa brasileira (Programas de Pós-Graduação). A complexidade está formada não só pela diversidade de temas investigados nos estudos de Mestrado e Doutorado que compõem o corpus de análise aqui apresentado, mas também pelas distintas perspectivas de produção do conhecimento científico
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