298 A qualidade da educação e o Programa Universidade Para Todos: o que diz... da educação que se preocupa – essencialmente – com os processos e as subjetividades imbricadas junto a esta articulação. Após a imersão no material bibliográfico e na busca por sistematizar a Bibliografia Categorizada, chegamos à emergência de 4 (quatro) grandes temas de estudo (ou categorias) por partes das comunidades de pesquisa: Política Pública de Inclusão da Educação Superior acaba reunindo estudos que buscam compreender a relação existente entre o PROUNI e Qualidade da Educação, sob a perspectiva da efetivação de uma política pública educacional de inclusão social. Apropriamo-nos dos estudos de Pinto (2010), que tratam da investigação sobre a forma com que o PROUNI, enquanto política de inclusão na Educação Superior, impacta na qualidade das Instituições de Ensino Superior que aderem ao Programa. A Gestão da Educação Superior por outro lado, analisa o fenômeno do PROUNI e Qualidade da Educação pelo viés da operacionalização destas dimensões em contextos distintos de Instituições de Ensino Superior. Neste sentido, temos nos estudos de Dourado (2011), apoio na construção desta categoria, quando o mesmo tematiza as mudanças nas políticas e gestão para a Educação Superior nos contornos e processos de regulação e controle no Brasil, além dos desdobramentos da adoção das políticas públicas que imbricam em sua efetivação nas esferas pública e privada. A categoria Acesso, Permanência e Evasão na Educação Superior reúne, em seu bojo, pesquisas que buscam compreender como a Qualidade da Educação no contexto do PROUNI se apresenta de forma bastante polissêmica, já que vai interagir com as dimensões do acesso, permanência e evasão na Educação Superior, como faz Costa e Ferreira (2017) em sua investigação, identificando as condições de ingresso, evasão, matrícula, custo-aluno e permanência, numa escala nacional. E por fim a categoria Avaliação – Indicadores da Educação Superior apresenta- -se a partir da forma como as relações entre Qualidade da Educação, no contexto do PROUNI, são interpenetradas pelas avaliações institucionais e seus respectivos indicadores. Mugnol e Gisi (2013) nos auxiliam nesta compreensão a partir do seu estudo sobre a avaliação de políticas públicas educacionais com foco no PROUNI, onde os autores evidenciam a constituição da área de estudos chamada avaliação de políticas públicas e seu desenvolvimento no contexto das reformas dos Estados Nacionais na América Latina. Dessa forma, temos a categorização dos estudos que fazem parte do corpus de análise a partir da sua relação direta com os estudos, como
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz