Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

297 Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura e Juliana Milcharek 2 (duas) dissertações; em 2011, em números absolutos, continuamos com a mesma quantidade, porém sendo que 1 (uma) dissertação e 1 (uma) tese; em 2012 não localizamos produções sobre a temática; já em 2013 há um aumento no quantitativo da produção, chegando a 5 (cinco) investigações no total, sendo todas dissertações; em 2014 temos uma queda significativa, no período foram 2 (duas) dissertações produzidas; em 2015 não foram localizadas produções no período; em 2016 temos o maior quantitativo acumulado, foram 7 (sete) estudos, sendo 6 (seis) dissertações e 1 (uma) tese; da mesma forma que os anos de 2012 e 2015, em 2017 não foram localizadas publicações; e finalizando em 2018, com 3 (três) dissertações. Percebemos um fomento bastante significativo em estudos que articulam as dimensões da qualidade e do PROUNI no nível do Mestrado, 17 (dezessete) dissertações produzidas, com relação às teses de doutorado no quantitativo de 4 (quatro). Tabela 02 - Relação entre os Programas de Pós-Graduação de origem das teses e dissertações que compõem o corpus de análise e seu quantitativo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO n %APR Programa de Pós-Graduação em Educação 15 71,42 Programa de Pós-Graduação em Economia 4 19,04 Programa de Pós-Graduação em Administração 2 9,52 TOTAL 21 100 Fonte: produzida pelos autores. Ao analisarmos as comunidades de pesquisa (Programas de Pós-Graduação), no qual os estudos que compõem o corpus de análise se vinculam (tabela 02), encontramos 3 (três) Programas de Pós-Graduação, respectivamente Educação (com 15 investigações – 71,42% do total); Economia (com 4 investigações – 19,04% do total); e Administração (com 2 investigações - 9,52% do total). Este dado nos ajuda a compreender as áreas que nos interessam na discussão sobre a Qualidade da Educação e a política pública advinda do Programa Todos na Universidade (PROUNI). Percebemos que os fenômenos das temáticas articuladas fogem dos limites estabelecidos pela área da Educação, sendo desvelados sob perspectivas que compreendem o aspecto da qualidade e do PROUNI sob o viés da administração das políticas públicas, no sentido da sua operacionalidade de gestão; e uma visão econômica, na forma de operacionalizar os recursos envolvidos para a sua efetivação. Questões importantes para a compreensão, porém distingue-se da área

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz