292 A qualidade da educação e o Programa Universidade Para Todos: o que diz... nos países da América Latina, que não pertencem ao círculo dos países do Global-Norte. Não podemos dissociar qualidade e quantidade pois, no contexto de nosso país, estas dimensões, dentro de uma perspectiva dialética como aponta Flach (2012), estão imbricadas no sentido de pensar em ações/práticas articuladas a estas dimensões. Isso é fundamental para o avanço da Educação Superior brasileira frente aos desafios e as demandas do mundo globalizado. No contexto histórico da Educação Superior brasileira, a partir do final do século XX e no início do século XXI, houve um forte movimento de oportunizar aos sujeitos o ingresso a este nível de educação (especialmente a partir dos anos 2000). A qualidade não estava no foco das questões apresentadas na época, mas sim a quantidade: oportunizar que o máximo de sujeitos tivessem possibilidade ao acesso ao Ensino Universitário. (FONSECA, 2009). A emergência de políticas públicas para a Educação Superior, nas palavras de Catani e Oliveira (2003), nos auxiliam no entendimento da importância de uma Educação Superior associada a quantidade e a qualidade, tanto na oferta de vagas, quanto ao tipo de educação que está sendo ofertada. Uma das formas de acompanharmos este desenvolvimento é através de pesquisas acadêmicas, pois o avanço das políticas públicas como um fenômeno evidente nas pesquisas brasileiras é acompanhado pelas distintas comunidades e grupos de pesquisas. No Brasil dentre as políticas educacionais para a Educação Superior, temos no início do século XXI uma tendência à democratização do espaço universitário a sujeitos excluídos dos processos escolarizantes formais. Em 2005, surge a Lei nº 11.096 que institui o Programa Universidade para Todos – PROUNI. A política do PROUNI emerge da necessidade imediata de ampliação da taxa de escolaridade em nível superior do País, concedendo vagas em Instituições de Ensino Superior de caráter privado a estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos, em contrapartida as Instituições de Ensino Superior ganham isenções tributárias. (GUERRA; FERNANDES, 2009). A luz dos movimentos da Educação Superior Brasileira, o PROUNI tornou-se uma importante política pública que contribui tanto para a sociedade civil quanto para o mercado como um todo, pois acaba por assumir a responsabilidade de custear as universidades privadas por meio das bolsas ofertadas, preenchendo vagas que antes ficavam ociosas, devido ao não interesse nos cursos de graduação, além de serem de custos impa-
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz