Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

291 A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E O PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS: O QUE DIZ A PRODUÇÃO ACADÊMICA RECENTE (2010-2018)? Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura1 Juliana Milcharek2 INTRODUÇÃO O mundo globalizado no qual situamo-nos vem passando por uma serie de transformações em diferentes campos sociais, o campo educacional – da mesma forma – também sofre com esses impactos, em distintos níveis (estruturais, organizacionais e ainda institucionais). Com a Educação Superior não seria diferente, as demandas deste mundo globalizado fazem com que este nível do Sistema Educacional brasileiro não se apoie apenas sob o viés do desenvolvimento científico e tecnológico e na capacitação de pessoal de nível superior, mas também como potência para a transformação social. Dessa forma, devemos considerar o papel da qualidade da educação neste processo, especialmente 1 Professor da Rede Pública de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, é licenciado em Ciências da Natureza: Biologia e Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2015), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017), Especialista em Informática Instrumental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019), Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, desenvolvendo estudos junto a linha de pesquisa “Educação, História e Políticas” com investigações centradas majoritariamente frente aos temas da Educação Superior, Contextos Emergentes, Qualidade Social da Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Bolsista PROEX/CAPES. 2 Professora da Rede Municipal de Educação de Glorinha, licenciada em Pedagogia Centro Universitário Cenecista de Osório (2017); Especialista em Comunicação e Informação Educacional pela Faculdade de Educação São Luís (2018), Mestranda do Programa de Pós- -Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Desenvolve estudos centrados junto as temáticas da Educação Superior e Políticas Públicas para Educação. Bolsista PROEX/CAPES.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz